Fonte: Segurança & Defesa
No dia 28 de abril a Saab entregou à Índia sua proposta para o fornecimento do Gripen para atender ao programa MMRCA (Medium Multi-Role Combat Aircraft) daquele país, que prevê a aquisição de 126 aeronaves de combate multi-função, de porte médio. No mesmo dia a FMV — Administração de Material de Defesa da Suécia — entregou ao governo norueguês a proposta para o fornecimento de até 48 Gripen à Royal Norwegian Air Force, parra atender ao programa Future Combat Aircraft (Futura Aeronave de Combate). Não se sabe ao certo o valor de “offsets” oferecidos no caso da Índia, mas está confirmado que para a Noruega as compensações superam 100%, ou seja, são maiores que o valor da encomenda. A variante oferecida à Noruega é o Gripen NG (New Generation), atualmente em desenvolvimento, para entrega a partir de 2016.

ÍNDIA - Programa MMRCA

Nova Geração de Gripens
para a Índia –
A Escolha Independente


Fonte: DEFESANET
A Saab, por meio de sua unidade de negócios Gripen International, entregou sua resposta à solicitação de proposta (RFP) feita pelo Governo Indiano, que prevê o fornecimento de aeronaves médias de combate multimissão (MMRCA), destinadas à Força Aérea da Índia.


A Gripen International tem o orgulho de oferecer à Força Aérea da Índia o Gripen IN, projetado para atender a todas as suas exigências presentes e futuras, empregando somente o que há de melhor e mais avançado em tecnologia da Suécia, Europa e Estados Unidos.

O Gripen IN se baseia no recém-lançado Gripen NG, a nova geração de Gripens, uma versão avançada do já comprovado caça Net Centric Warfare Gripen, capaz de executar múltiplas missões e apresentar custos imbativelmente baixos de aquisição, operação e suporte. O Gripen IN oferece liberdade na escolha das armas e dos sensores, assim como uma taxa incomparável de geração de saídas sustentadas, graças à sua alta disponibilidade.

De acordo com o presidente e CEO da Saab, Åke Svensson, “a proposta, apresentada hoje pela equipe da Saab/Gripen, demonstra nosso objetivo de vencer a licitação dos caças MMRCA, realizada pelo governo indiano”. “Estou certo de que a Saab apresentou uma solução completa, de acordo com as exigências da Índia. Oferecemos a nova geração de aeronaves de combate com tecnologia de ponta, além de uma imbatível cooperação industrial, inclusive acesso sem paralelo a importantes tecnologias, viabilizando autonomia e maior segurança nacional para a Índia”, complementa.

Após a entrega da proposta pela equipe Saab/Gripen, Eddy de la Motte, Diretor da Campanha da Gripen International na Índia, disse: “Ao escolher o Gripen IN, a Índia receberá um sistema bélico de classe mundial, a um custo acessível, que incrementará a capacidade militar operacional do país e sua base de defesa industrial por muitos anos, futuro adentro, além de criar uma capacidade de independência, já no momento da aprovação da proposta”.

“Com o Gripen IN, a Índia contará com uma capacidade que oferece uma total independência do armamento utilizado. Ainda, o Gripen IN vem com a garantia de nosso compromisso, garantindo à Índia que esta terá o caça que sua Força Aérea quiser”, acrescentou.

“Isso será feito com a transferência de todas as tecnologias necessárias para viabilizar a indústria indiana e a Força Aérea do país a construir, operar e modificar o Gripen, de modo a atender a todas as exigências locais que surgirem no correr dos anos. O Gripen IN apresenta um enorme potencial de crescimento futuro, para que a Índia o aproveite ao máximo, garantindo que este caça, acima de todos os outros, permanecerá na vanguarda, à medida que novas tecnologias trouxerem maior eficiência e poder de fogo”, continuou.

“O Gripen hoje já é totalmente operacional e, com o compromisso de longo prazo e suporte do governo sueco, acredito que o Gripen IN lançará as fundações para o estabelecimento de importantes programas de cooperação, tanto indianos como internacionais, no futuro”.
Gripen IN — A Solução Completa

Operacional
Trata-se da nova geração de caças Net Centric Warfare, realmente capazes de executar múltiplas missões, atendendo a todas as especificações operacionais definidas pela Força Aérea Indiana.

O Gripen IN é uma versão feita sob medida do Gripen NG, incluindo maior autonomia e alcance de combate, capacidade bélica adicional e maior payload, o mais potente motor General Electric F414G, além de supercapacidade de cruzeiro.

Sistema bélico e armamentos
A última geração de sistemas bélicos, com uma arquitetura aberta e flexível, oferecendo facilidade de integração de novos equipamentos, sistemas e armas.

Sensores avançados, totalmente integrados e fusão de armamentos, inclusive um radar AESA e um sensor IRST.

Uma ampla gama de armamentos, que podem ser provenientes de diferentes fornecedores no mundo, atribuem à Força Aérea Indiana a liberdade de escolha, evitando as limitações de suprimento que ocorrem quando se tem um só fornecedor.

Transferência de Tecnologia
Um abrangente programa de Transferência de Tecnologia (ToT), garantindo acesso e transferência de tecnologia, conferindo à Índia a capacidade de gerir todos os aspectos do ciclo de vida do Gripen IN.

Econômico
Custos imbativelmente baixos de aquisição, operação e suporte, em comparação com plataformas alternativas.

Suporte e treinamento
Uma solução logística de suporte, confiável, inovadora, eficiente em termos de custos e para toda a vida útil, terceirizada de fornecedores indianos com suporte da Saab e seus parceiros.

Avançadas instalações de treinamento que associam auxiliares de treinamento sintético a caças reais, no treinamento de pilotos e pessoal de manutenção.

Programa de cooperação industrial
Um compromisso autêntico com a cooperação industrial, criando capacidade local em áreas avançadas da tecnologia de defesa. A Saab tem um histórico imbatível, em termos de cumprir com as obrigações assumidas.

Saab
A Saab atende o mercado mundial com produtos, serviços e soluções de classe mundial, abrangendo defesa militar até segurança civil. A Saab mantém operações e funcionários, em todos os continentes, e constantemente desenvolve, adota e aperfeiçoa novas tecnologias que atendam às variáveis necessidades de seus clientes.

Gripen International
A Gripen International é a unidade da Saab que atua como a principal organização de contratação, responsável pelas atividades mundiais de marketing, vendas e suporte à aeronave Gripen. A Gripen International combina as forças de suas parceiras industriais internacionais, incluídas entre as fabricantes mais experientes e respeitadas de equipamentos aeroespaciais e de defesa.

A Gripen é a primeira aeronave de combate multimissão de última geração a entrar em serviço. Incorporando a mais moderna tecnologia, a aeronave é capaz de executar uma ampla gama de missões operacionais ar-ar e ar-terra, empregando avançados armamentos. O projeto do caça Gripen prevê o enfrentamento tanto de ameaças atuais como futuras, além de atender às mais rigorosas exigências de segurança de vôo, confiabilidade, eficiência de treinamento e baixo custo operacional. Os caças Gripen já se encontram em serviço nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca e Hungria. As Forças Aéreas da África do Sul e da Tailândia também encomendaram aeronaves. A Escola Imperial de Pilotos de Teste do Reino Unido (ETPS) também opera caças Gripen, usando-os como sua avançada plataforma de treinamento de jatos velozes para pilotos vindos de todas as partes do mundo.

MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO EM DEFESA@NET:
Emitido o REQUEST FOR PROPOSAL (RFP) para 126 Medium Multi-Role Combat Aircraft - 30 Abril 2008 - PTI - Índia
Request for Proposal for 126 Medium Multi-Role Combat Aircraft Issued - 30 Abril 2008 - PTI - Índia