Fonte: Terra

Um incêndio no arsenal de uma base aérea na antiga região de Leningrado, no noroeste do país, destruiu hoje 450 mísseis ar-ar, informaram fontes da Força Aérea da Rússia (FAR).

Um porta-voz do Estado-Maior da Aeronáutica indicou à agência "Interfax" que o acidente destruiu ou inutilizou a totalidade dos mísseis armazenados no arsenal.

"Ainda será preciso verificar quantos deles explodiram e quantos ficaram inutilizados pelo fogo", acrescentou o porta-voz.

Pouco antes, o comandante-em-chefe da FAR, general Aleksandr Zelin, havia informado que o acidente não tinha causado vítimas entre o pessoal da base.

Segundo a versão oficial, o fogo no arsenal começou às 14h47 no horário local (7h47 de Brasília), e a última explosão aconteceu uma hora e onze minutos depois.

Mísseis explodem em incêndio numa base militar russa

Fonte: Terra

MOSCOU, 23 Mai 2008 (AFP) - Mais de 400 mísseis ar-ar explodiram nesta sexta-feira quando o local onde estavam armazenados, em uma base militar 200 km a leste de São Petersburgo (noroeste da Rússia), foi devastado por um incêndio, informou a agência russa Ria-Novosti, citando uma fonte militar.

"De acordo com dados preliminares, havia 410 mísseis no depósito, e todos eles explodiram", disse a agência.

Mais cedo nesta sexta-feira, a Aeronáutica russa havia anunciado que um armazém de munições localizado numa base perto da cidade de Lodeinoe Pole tinha sido destruído pelas chamas.

O incêndio foi controlado depois de meia hora, e não deixou nenhuma vítima, segundo as autoridades militares russas, que ainda não determinaram as causas.