Evangelho (Marcos 9,30-37)

Terça-Feira, 20 de Maio de 2008
7ª Semana Comum

Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessaram a Galiléia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.
32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37“Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas aquele que me enviou”.

São Bernardino de Sena

São Bernardino de Sena Comemoramos um santo europeu conhecido como um grande pregador italiano deste século, São Bernardino de Sena. Nasceu em Massa Marítima no ano de 1380. Ao ficar órfão de pai e mãe foi morar com tias que souberam comunicar-lhe a graça da vida de oração e amor a Nossa Senhora.

Quando completou a idade necessária Bernardino entrou para a família franciscana onde tornou-se sacerdote e vigário-geral do movimento conhecido por Observância, que tinha propósitos mais radicais para a vida franciscana. O motivo de ter sido conhecido em toda a península italiana e na Igreja foi devido seu dom de pregar, que arrastava a muitos para Deus.

São Bernardino de Sena tornou pacificador das guerras entre as cidades-estados; contestador da política que feria a caridade e grande promotor da devoção ao Santo nome de Jesus, por isto trazia em mãos uma pequena tábua com as iniciais IHS (Jesus Salvador do Homem). Viveu o que pregou e pregou o que viveu, até entrar na Igreja Triunfante com 64 anos de idade.