Paraguai cria 'zona de segurança' na fronteira

Ariel Palacios, BUENOS AIRES

Fonte: Estado.com.br

O governo do Paraguai anunciou ter concluído a demarcação da faixa de 50 quilômetros ao longo da fronteira com Brasil, Bolívia e Argentina - dentro da qual vigorará a proibição para a compra de terras por parte de estrangeiros. A área foi denominada “faixa de segurança”. A medida pode afetar setores da comunidade de “brasiguaios” - brasileiros que residem no Paraguai há décadas.

No entanto, o governo do presidente Nicanor Duarte explicou que a norma não será retroativa. Segundo o Diretor de Assuntos Especiais da chancelaria paraguaia, Victor Hugo Peña, “o estrangeiro que adquiriu terras antes da vigência da medida não será afetado”.

O chanceler Rubén Ramírez Lezcano afirmou ao Estado, por telefone, que “para os brasileiros que têm todos os documentos em ordem, a propriedade de suas terras é indiscutível”. No entanto, em referência aos irregulares, ele disse que será necessário fazer “um levantamento”. Segundo o chanceler, o governo paraguaio está trabalhando em conjunto com o do Brasil para fazer um inventário da comunidade brasileira no Paraguai. “Isso levará tempo.”