German U-505

U-505 submarine in the museum.
U-505 at the Museum of Science and Industry.


O U-505 no Museu da Ciência e da Industria, Chicago, IL


O U-505 no Museu da Ciência e da Industria, Chicago

U-505 submarine during the capture.
U-505 Capture

U-505

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Unterseeboot 505 (U-505) é um U-Boot Tipo IXC da Kriegsmarine, a marinha de guerra alemã, conhecido por ter sido capturado intacto pelos Estados Unidos em 1944, e que encontra-se atualmente em exibição no Museu da Ciência e Indústria de Chicago.

A captura do U-505 foi crítica para os alemães, devido aos seus livros de código, que forneceram aos Aliados a possibiidade de ler os os mais recentes códigos marítimos usados pelos nazistas durante a guerra.




Histórico de serviço antes da captura

Iníciada a sua construção a 12 de Junho de 1940, pela Deutsche Werft AG de Hamburgo, ele foi lançado ao mar em 25 de Maio de 1941 e entregue a 26 de Agosto de 1941, com o capitão-tenente Axel-Olaf Loewe em comando.

A 6 de Setembro de 1942, Loewe foi substituído pelo comandante Peter Zschech e a 24 de Outubro 1943 o capitão Paul Meyer assumiu o comando por duas semanas até ser substituído em 8 de Novembro por Harald Lange. Lange comandou o submarino até à sua captura a 4 de Junho 1944.

O U 505 levou a cabo doze patrulhas, afundando oito embarcações, num total de 44 962 toneladas - três norte-mericanas, duas britânicas, e um de cada, norueguês, holandês e colombiano.

O último navio afundado pelo U 505 foi o Roamar da Cartagena das Índias. O navio não parou após um tiro de aviso, e foi afundado por 22 tiros da arma de convés de 4,1 polegadas. De volta à Alemanha, os superiores comentaram que a embarcação não deveria ter perdido tempo e recursos a afundar o Roamar.

A 10 de Novembro de 1942, o segundo oficial de vigia foi seriamente ferido durante um ataque aéreo de um avião do 53º esquadrão da RAF. O avião foi abatido mas o submarino foi seriamente danificado e obrigado a voltar para a Alemanha para reparos. Doze dias depois, o oficial foi transferido para o U 462.

Após seis meses em Lorient para reparos, as viagens do U 505 foram diversas vezes canceladas devido a falta de equipamento e a sabotagem. Tal fato aconteceu tantas vezes que virou motivo de chacota na frota em Lorient.

A 24 de Outubro de 1943, o capitão Peter Zschech, então no comando do U 505, durante um ataque de cargas de profundidade, cometeu suicídio - sendo a única vítima mortal do submarino durante a guerra. O capitão Paul Meyer voltou com o submarino ao porto.


Histórico de serviço antes da captura

Iníciada a sua construção a 12 de Junho de 1940, pela Deutsche Werft AG de Hamburgo, ele foi lançado ao mar em 25 de Maio de 1941 e entregue a 26 de Agosto de 1941, com o capitão-tenente Axel-Olaf Loewe em comando.

A 6 de Setembro de 1942, Loewe foi substituído pelo comandante Peter Zschech e a 24 de Outubro 1943 o capitão Paul Meyer assumiu o comando por duas semanas até ser substituído em 8 de Novembro por Harald Lange. Lange comandou o submarino até à sua captura a 4 de Junho 1944.

O U 505 levou a cabo doze patrulhas, afundando oito embarcações, num total de 44 962 toneladas - três norte-mericanas, duas britânicas, e um de cada, norueguês, holandês e colombiano.

O último navio afundado pelo U 505 foi o Roamar da Cartagena das Índias. O navio não parou após um tiro de aviso, e foi afundado por 22 tiros da arma de convés de 4,1 polegadas. De volta à Alemanha, os superiores comentaram que a embarcação não deveria ter perdido tempo e recursos a afundar o Roamar.

A 10 de Novembro de 1942, o segundo oficial de vigia foi seriamente ferido durante um ataque aéreo de um avião do 53º esquadrão da RAF. O avião foi abatido mas o submarino foi seriamente danificado e obrigado a voltar para a Alemanha para reparos. Doze dias depois, o oficial foi transferido para o U 462.

Após seis meses em Lorient para reparos, as viagens do U 505 foram diversas vezes canceladas devido a falta de equipamento e a sabotagem. Tal fato aconteceu tantas vezes que virou motivo de chacota na frota em Lorient.

A 24 de Outubro de 1943, o capitão Peter Zschech, então no comando do U 505, durante um ataque de cargas de profundidade, cometeu suicídio - sendo a única vítima mortal do submarino durante a guerra. O capitão Paul Meyer voltou com o submarino ao porto.

Captura do U 505

A 4 de Junho 1944, a força 22.3 da Marinha dos Estados Unidos capturou o U 505, após uma ataque com bombas de profundidade forçando-o a subir à superfície, a primeira vez que um navio da Marinha dos EUA capturou uma embarcação inimiga no alto mar, desde a captura do HMS Nautilus pelo USS Peacock em 1815, durante a Guerra Anglo-Americana de 1812..

Comandantes

Data de comissão Data de descomissão Nome
26 de Agosto, 1941 5 de Setembro, 1942 KrvKpt. Axel-Olaf Loewe
6 de Setembro, 1942 24 de Outubro, 1943 Kptlt. Peter Zschech
24 de Outubro, 1943 7 de Novembro, 1943 Oblt. Paul Meyer
8 de Novembro, 1943 4 de Junho, 1944 Oblt. Harald Lange

U-505 em Video:





Pesquisa do UBOATNET

U-505

Type

IXC


Ordered25 Sep, 1939
Laid down 12 Jun, 1940 Deutsche Werft AG, Hamburg (werk 295)
Launched24 May, 1941
Commissioned26 Aug, 1941Kptlt. Axel-Olaf Loewe
Commanders
26 Aug, 1941 - 5 Sep, 1942 KrvKpt. Axel-Olaf Loewe
6 Sep, 1942 - 24 Oct, 1943 Kptlt. Peter Zschech
24 Oct, 1943 - 7 Nov, 1943 Oblt. Paul Meyer (in deputize) -- acting
8 Nov, 1943 - 4 Jun, 1944 Oblt. Harald Lange
Career12 patrols 26 Aug, 1941 - 31 Jan, 1942 4. Flottille (training)
1 Feb, 1942 - 4 Jun, 1944 2. Flottille (front boat)
Successes8 ships sunk for a total of 45.005 GRT
Fate

Captured at sea west of Africa on 4 June, 1944 by ships and Wildcat aircraft of the US Navy task force 22.3, escort carrier USS Guadalcanal, destroyer escorts USS Pillsbury, USS Chatelain, USS Flaherty, USS Jenks and USS Pope. 1 dead and 59 survivors.

See the 8 ships hit by U-505 - View the 12 war patrols

Attacks on this boat

18 Apr, 1942
The U-505 was attacked by an aircraft in the mid-Atlantic and suffered a small amount of damage.

23 Sep, 1942
The boat was attacked by the freighter Antonius with gunfire. The boat crash dived.

10 Nov, 1942
Aircraft attack, aircraft shot down:British Hudson V9253 (53 Sqdn RAF/L, pilot F/S R.R. Sillcock, RAAF)

The II WO and one lookout from the U-505 were seriously wounded in a surprising air attack out of low clouds by a Hudson aircraft southeast of Trinidad. The aircraft dropped four depth charges and scored a direct hit, but was lost with its five-man crew in the explosion. The boat was damaged heavily and broke off its patrol. 12 days later the wounded II WO was transferred to the Milk Cow U-462.

(Sources: Franks/Zimmerman)

8 Jul, 1943
On its 6th day out of Lorient 3 British destroyes from a hunter-killer group hunted the boat for 36 hours (assisted by a leak in an external fuel tank). Finally the boat managed to shake the hunters and return to Lorient, France on July 13 for repairs. (Sources: Blair, vol 2, page 383.)

24 Oct, 1943
The commander of U-505, Kptlt. Peter Zschech, committed suicide while under a heavy depth charge attack on 24 Oct. This was the only such case in the war. The IWO, Meyer, saved the boat and brought it back to port.

5 recorded attacks on this boat.

General notes on this boat

Check out the U-505 Gallery page

The Museum of Science of Industry website also has great material on U-505.

Annoucements related to this boat

U-505 project in Chicago on schedule (3 Mar, 2005)
U-505 being moved (12 Apr, 2004)
U-505 to have its original periscope back (14 Sep, 2002)
U-505 needs repairs (11 Nov, 1997)

Men lost from the boat

10 Nov, 1942
The II WO and one lookout from U-505 were seriously wounded in an air attack by an Hudson aircraft from the 53th Squadron RAF, which was lost in that attack. The boat was damaged heavily and headed back. 12 days later the wounded II WO was transferred to the Milk Cow U-462.


The heavy damages suffered by U-505

24 Oct, 1943
The commander of U-505, Kptlt. Peter Zschech, committed suicide while under a heavy depth charge attack on 24 Oct. This was the only such case in the war. The IWO, Meyer, saved the boat and brought it back to port.

Related: For more info on such losses see - Men lost from U-boats -



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German U-Boat Losses During World War II, Niestle, Axel, 1998
Hunt and Kill, Savas, Theodore, 2004
Steel Boats, Iron Hearts, Goebeler, Hans Jacob, 1999
The Story of the U-505, N/A, 1955
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U-505 Victory, Cortesi, Lawrence, 1986
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