Pilotos dormem e avião vai parar em outra cidade na Índia

fonte: Uol

da France Presse, em Nova Déli

Um avião da companhia Air India foi parar em outro destino depois que os dois pilotos dormiram durante o vôo, informa nesta quinta-feira um jornal da Índia. O incidente ocorreu há cerca de duas semanas, quando o avião levava a bordo uma centena de passageiros.

A aeronave saiu de Dubai à 1h da madrugada e pousou em Jaipur (noroeste) às 7h locais. Deste local, seguiu para Mumbai, a megalópole das finanças e do cinema do país.

"Porém, após ter efetuado um vôo noturno, o nível de cansaço é máximo e os dois pilotos dormiram após o avião sair de Jaipur", contou uma fonte anônima ao jornal "The Times of India".

O avião estava no piloto automático. Ao se aproximar do aeroporto de Mumbai, os controladores de tráfego aéreo tentaram entrar em contato com a tripulação, mas a aeronave seguiu a grande altitude rumo a cidade de Goa, mais ao sul.

"Só quando o avião entrou em espaço aéreo de Mumbai, a torre de controle percebeu que os pilotos não respondiam", explicou. "Até pensamos em um seqüestro", acrescentou.

Os controladores conseguiram soar um alarme de segurança que acordou os pilotos, que deram meia volta.

Pilotos dormem e passam do aeroporto de destino

fonte: Terra

O piloto e o co-piloto de um avião da companhia aérea Air India dormiram durante um vôo e passaram do aeroporto de destino, informou o La Repubblica.

» Pilotos passam de aeroporto no Havaí
» Pilotos realizam prova de arrancadas
» Piloto britânico trava batalha com EUA
» Piloto encontra cobra em cabine

Os controladores aéreos tentaram entrar em contato com a tripulação do vôo que havia partido de Dubai com destino a Mumbai, mas não foram bem-sucedidos e já estavam inclusive cogitando a hipótese de que se tratasse de um ataque terrorista.

O episódio foi divulgado pelo Times of India, que cita como forntes o ministério da Aviação do país, a companhia aérea e o próprio aeroporto no qual o avião deveria aterrissar.

De acordo com o jornal, a aeronave tinha 100 passageiros a bordo. Cansada, já que se tratava de um vôo noturno, a tripulação ligou o piloto automático e caiu no sono.

Os funcionários do aeroporto chegaram a acionar os procedimentos de emergência quando desconfiaram de que a aeronave poderia ser vítima de um ato terrorista.

Mas, como a situação parecia calma demais, a torre de controle desconfiou que pudesse se tratar de um "cochilo".

A solução foi enviar uma série de sinais de áudio em alta freqüência para despertar o piloto e o co-piloto.

Como o destino já havia sido superado, eles tiveram que dar meia-volta para aterrissar em Mumbai.