http://forumarmada.no.sapo.pt/docs/FA-Helisemb/helisemb9.jpg

Talibã captura peças de reposição de helicópteros militares dos EUA

Fonte: Revista Asas

Numa ousada operação que chocou o Pentágono, a Casa Branca e toda a administração dos EUA, o grupo islamita nacionalista Talibã capturou partes e peças de reposição dos helicópetros norte-americanos Boeing CH-47 Chinook, Bell AH-1 Cobra e Sikorsky UH-60 Blackhawk, quando os materiais eram transportados em grandes contêineres da cidade de Peshawar (Paquistão) para Jalalabad, no Afeganistão.

Alguns oficiais paquistaneses confirmaram a captura dos contêineres, porém, segundo Elizabeth Colton, porta-voz da embaixada dos EUA no Afeganistão, declarou que “a embaixada não tem nada a comentar sobre as informações que até o momento se tratam apenas de boatos”.
Algumas fontes diplomáticas afirmaram que recentes ataques aéreos feitos pelos EUA em áreas sob domínio do grupo islamita tiveram como principal objetivo de destruir os locais onde estariam estocadas as peças capturadas pelo Talibã. O que mais tem impressionado a opinião pública é o fato que os EUA vinham transportando os helicópteros (e outros equipamentos) por terra, até o Afeganistão, ficando suscetíveis às ações de terroristas e grupos que lutam contra os EUA.

Quando os helicópteros chegaram semi-desmontados dentro de contêineres no Porto de Karachi (Paquistão), foram imediatamente colocados em caminhões e levados até Peshawar antes de entrarem no Afeganistão. Ao chegarem na área de Khyber Agency, ainda no Paquistão, o comboio foi parado militantes do Talibã, que renderam os militares norte-americanos e começaram a retirar as peças dos helicópteros. Durante a ação, paramilitares paquistaneses tentaram defender o roubo, porém, sofreram pesadas baixas e as ações no puderam ser evitadas.

As peças dos Chinook e dos Blackhawk foram capturadas recentemente, enquanto dos Bell Cobra foram roubadas no mês passado. Assim que os materiais chegaram aos depósitos do Talibã, o grupo filmou as peças, fez cópias em CD e entregou para vários dos seus aliados no Afeganistão, sendo que alguns já demonstraram interesses em adquirir as peças.