Algumas pessoas não acreditam na lei da ação e da reação, mas, nas minhas andanças, conversando com um mundo de gente, percebo que a grande maioria ao menos, da boca pra fora, diz acreditar.

A lei diz sem meias palavras, que a cada ação, corresponderá uma reação. Em termos espirituais, são muitos os livros que explicam o funcionamento da lei, implicando suas reações, as ações empreendidas, em alguns casos, a vidas futuras, dai algumas pessoas afirmarem que fulano fez isso e aquilo, está velho, cheio de dinheiro e não pagou nada. Dizem isso de Antônio Carlos Magalhães e, agora de Lula, que cego ao que acontece a seu redor, segue feliz discursando animadamente Brasil afora, inocentando malfeitores e defendendo bandidos a plena luz do dia.

Mas os estudiosos da lei dizem que ela funciona, sim, eximindo de Deus a responsabilidade de punir esse ou aquele, uma vez que as penas são frutos exclusivos das próprias pessoas e dos seus procedimentos. Digo já aqui, ao caro leitor, que acredito sim nesta lei, acreditando piamente que na pós-morte, a pessoa sofre muito mais do que aqui, se aprontou uma presepada, seja ela qual foi.

Mas as pessoas que andam por ai dizendo que acreditam na lei do carma, muitas delas, estão dizendo isso apenas para se posicionar de forma mais moderna, digamos assim, em conversas eventuais, pois não acredito que uma pessoa crente nessa lei, possa fazer coisas erradas, a não ser pequenos deslizes, fáceis de serem contornados e de lição arrazoada, por ocasião da falta cometida.

Tenho percebido uma degeneração dos costumes. Ontem uma senhora mãe, no aniversário de sua filha, teceu elogios demorados a certo colégio que, segundo ela, foca na passagem do vestibular, nos concursos públicos e forma verdadeiramente os alunos para o mercado de trabalho. Lembro aqui que a ação nesta educação de resultados, tem como reação justamente a falta de companheirismo entre os estudantes, a valorização do egoísmo e o abandono dos valores humanos entre os jovens.

Vejo agora pelos jornais que vereadores de minha cidade, são pegos recebendo dinheiro para votar a favor do que eles chamam de progresso. A ação a favor deste progresso vai provocar uma reação no futuro de uma cidade cheia de problemas conjunturais, de ruas alagadas, de água contaminada, de uma série de problemas ocasionados pela falta de estrutura que a região norte da cidade ainda não tem e, que precisa de muitos e muitos anos para ter. A ação dos vereadores no ato corrupto, já provocou uma reação: a exposição de seus atos, enlameando reputações, provocando dissabores domésticos, entristecendo seus eleitores. Os políticos estão vendo, todos os dias, que a lei do carma está em ação, punindo nesta própria vida os que agem de maneira desonesta, mas embriagados pelo materialismo, ficam cegos, sorrindo desavergonhadamente pelos celulares, loucos pelo vil metal, cobrando dos assessores idas rápidas e furtivas aos bancos, mentindo uns para os outros e, enganando as esposas, filhos, amigos e eleitores, num vergonhoso comportamento, que começa a ter punição, pois a cada ação, corresponde uma reação.

Até recentemente defendia Lula dos ataques e votei nele com orgulho. Agora, decepcionado, me afasto dos assuntos políticos, pois em minha terra e em meu Brasil, essa classe tem poucos representantes do bem, sendo a maioria formada por pessoas de reputação duvidosa e caráter ambíguo.

A atividade política está infestada por amantes do dinheiro, da jogatina, do sexo ilícito. O que eles querem mesmo é trepar, viajar, trair, adquirir bens materiais, além de bois, bezerros e cavalos.

As almas boas, as pessoas de bem, vivem implorando ajuda, realizando eventos pouco prestigiados, enquanto a sociedade se refestela em outros eventos, altamente lotados, com convites disputados a força de influência, numa inversão de valores que acontece a olhos nus, alimentando a cegueira social em que vivemos.

Fico pasmo vendo Lula defender Renan Calheiros e, recentemente Severino. Estive no Teatro Alberto Maranhão e encontrei um petista que julgava ser um homem de visão clara dos fatos. Defendeu Renan em nome de uma tal "maioria no senado" Se a ação for ter uma maioria, mesmo que feita de conhecidos marginais, qual será a reação da lei do carma, com esse governo que protege os insanos políticos da maldade? A lei já está em ação. Acabo de presenciar Lula sendo vaiado na abertura do Pan. Não chegou nem a abrir os jogos. Está fadado a ser punido pela lei, por sua omissão e por acobertamento dos que não prestam.

Os que fazem o bem, não arredam o pé da missão. Sabem que num mundo contaminado pelo materialismo, enfrentarão muitas dificuldades, assistirão o pseudo triunfo das nulidades, mas sabem que vencerão, ficarão para a história como os heróis, como os verdadeiramente corretos.

No plano espiritual existem conforto e reconhecimento sério para os semeadores da paz e os trabalhadores da luz. Seria bom prestar atenção em pessoas como o mestre Jesus, que em rápida passagem por este planeta, deixou claro os caminhos que devem ser seguidos e, hoje, morando na Índia e desenvolvendo um trabalho social inigualável na Terra contemporânea, o educador e líder espiritual Sathya Sai Baba, repete cotidianamente para milhões de seguidores: "a pessoa não deveria ansiar pelo prolongamento da vida, mas por sua santificação.".

A lei da ação e da reação existe, dá provas de sua realidade cotidianamente, por isso não esqueça de ajudar o próximo, de comparecer aos eventos do bem, de se engajar nas causas sociais. Vinhos, roupas, carros, viagens, dinheiro, sexo, posição social, tudo isso faz parte da vida, mas não é o mais importante da vida. Pode ser obtido de maneira correta, mas boa parte dos seres, seduzidos por estas coisas, vendem a alma ao diabo e, no fim, acendem sua própria fogueira morrendo no desperdício da oportunidade do crescimento espiritual e, se endividando mais ainda em débitos negativos, prolongando sua aflição futura e causando dor a si próprio e a muitos outros por perto.

| Flávio Rezende, Jornalista e escritor.