Fonte: Diario do Nordeste

Clique para Ampliar

Acesso à mina de Itataia, em Santa Quitéria. (Foto: Natércia Rocha)

Clique para Ampliar

Decisão sobre empresa que irá explorar pode ser anunciada hoje. Governador Cid Gomes irá ao Rio (Foto: Neysla Rocha)

Governador Cid Gomes discute hoje com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, rumos da refinaria no Estado

O Rio de Janeiro será sede, hoje, de dois encontros decisivos para a concretização de antigos projetos do Ceará. A mina de Santa Quitéria é uma das pautas, e a expectativa é de que, enfim, seja divulgado o nome da empresa que será a parceira das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) na sua exploração. A refinaria cearense será o destaque da outra reunião, quando o governador Cid Gomes se encontrará com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli.

O Ceará entra em discussão logo às 9h, na reunião do Conselho Administrativo do INB, presidido por Alfredo Tranjan Filho. No momento, será analisada a escolha da parceira feita há duas semanas — como adiantou, com exclusividade, o Diário do Nordeste — pela diretoria executiva do INB.

Segundo a assessoria de imprensa da empresa, logo após o encontro, o presidente deverá ligar para o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e definir como será feito o anúncio. A expectativa é de que este saia ainda hoje, ou pelo ministro, que estará em São Paulo, ou pelo dirigente do INB.

A escolhida está entre três empresas que entraram na disputa: Vale, a Bunge Fertilizantes e a Galvani Mineração. Ao que tudo indica — como acreditam analistas do setor de mineração e mesmo alguns representantes do Governo do Estado — a brasileira Vale é a vencedora da competição, e deverá explorar o fosfato da mina para a produção de fertilizantes, produto cada vez mais demandado pelos mercados agrícolas. O próprio presidente Lula já determinou que o País deve investir na fabricação desses produtos, cujos preços em alta são um dos fatores para a atual inflação dos alimentos.

Imaginava-se que o anúncio da empresa poderia ser feito em Fortaleza, mas, segundo a assessoria, não houve nenhum pedido formal feito pelo governador do Estado. Ele, apesar de se encontrar na cidade, não possui o nome constando no cerimonial da reunião. A assessoria de Cid Gomes confirmou que a reunião do INB não está em sua agenda, e que ele chegará especialmente para se encontrar com Gabrielli na sede da estatal petrolífera.

Refinaria

Os detalhes da conversa marcada pelo próprio presidente da Petrobras não foram divulgados, mas o assunto será a refinaria Premium 2, a ser instalada no Ceará. O governo finaliza as pendências para a assinatura do Memorando de Entendimentos (MOU) com a Petrobras. O encontro está marcado para o meio-dia.