http://img.dailymail.co.uk/i/pix/2007/09_01/TupolevTu95R_468x604.jpg

Moscou responde acusações de Rice sobre aviação estratégica russa

Da EFE Via G1

(EFE).- O Ministério de Assuntos Exteriores da Rússia expressou hoje sua surpresa com as declarações da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, que na segunda-feira passada disse que Moscou faz um "jogo muito perigoso", em alusão aos vôos de patrulha feitos pela aviação estratégica russa.

"Essa declaração causa, pelo menos, surpresa. Parece que o Pentágono conseguiu ocultar da secretária de Estado que a própria aviação estratégica americana não só não interrompeu suas missões, como tem bases fora dos Estados Unidos, em várias regiões do mundo", assinala uma nota da Chancelaria.

A Chancelaria russa ressaltou que os vôos da aviação estratégica russa "fazem parte de um programa realizado em estrita conformidade com as normas internacionais de vôo e não representam nenhuma ameaça, nem para os EUA nem para outros países".

Segundo a nota, o importante é que "esses vôos se realizem para preservar a segurança da Rússia e não influam de nenhuma maneira no mundo".

"Se os vôos de treino da aviação estratégica são um 'jogo perigoso', como então qualificar a aparição de elementos do estratégico escudo antimísseis dos EUA nas proximidades das fronteiras russas?", questiona o Ministério russo. EFE

http://english.people.com.cn/200703/22/images/gfm.jpg

Steinmeier adverte EUA e Rússia contra uma nova espiral de rearmamento

Da EFE Via G1

O ministro de Exteriores alemão, Frank Walter Steinmeier, advertiu Estados Unidos e Rússia contra uma "espiral de rearmamento" na relações entre ambas as potências após a assinatura do acordo entre Washington e Varsóvia para a instalação de um sistema antimísseis em território polonês.

"Os (norte)americanos fariam bem em continuar com seu oferecimento aos russos sua participação nesse sistema. Sei da parte americana que essa porta não se fechou", comenta Steinmeier em declarações publicadas hoje pelo jornal "Rheinische Post". EFE