Fonte: Yahoo

The image “http://d.yimg.com/br.yimg.com/pi/news/afp/j/080825/isgemfq02250808180938photo00.jpg?x=380&y=123&sig=nYT9XyCqlKyvgwVTA6K50A--” cannot be displayed, because it contains errors.
O observatório astronômico europeu XMM-Newton encontrou o maior grupo de galáxias jamais visto no universo, uma descoberta que pode confirmar a existência da energia negra, anunciou nesta segunda-feira em um comunicado a Agência espacial européia (ESA). Na foto, a galáxia de Andrômeda, em imagem captada pela Nasa. Foto:/AFP

Astrônomos descobrem grupo gigante de galáxias

Fonte: JB

ALEMANHA - O observatório astronômico europeu XMM-Newton encontrou o maior grupo de galáxias jamais visto no universo, uma descoberta que pode confirmar a existência da energia negra, anunciou nesta segunda-feira em um comunicado a Agência espacial européia (Esa).

Este "monstro", batizado 2XMM J083026+524133, deve conter "uma massa correspondente a mil galáxias" e foi observado quando o XMM-Newton, que tem como missão estabelecer um catálogo de fontes cósmicas emissoras de raios X (planetas, cometas, quasares...) estava focalizado em outro objeto.

O J083026+524133 foi visto porque forma uma mancha muito brilhante. Observado em seguida com um potente telescópio de Arizona, se revelou um grupo de galáxias com mil vezes a massa de nossa galáxia, a Via Láctea.

- A presença deste grupo confirma bem a existência de um elemento misterioso do Universo, a energia negra - suposto responsável pela aceleração da expansão do Universo, destacou em um comunicado Georg Lamer, do Instituto de astrofísica de Potsdam (Alemanha).

- Grupos de galáxias tão grandes como este são objetos raros no Universo. E a existência destas galáxias só pode ser explicada pela energia negra - indicou.

Segundo os astrofísicos, a maior parte do grupo situado a 7,7 bilhões de anos-luz seria formada de um gás a temperatura de 100 milhões de graus.A equipe de astrofísicos que encontrou este grupo de galáxias estudava o catálogo de 190.000 fontes de raios X do XMM-Newton (X-Ray Multimirror Mission/Espelhos múltiplos para o estudo dos raios X), que realizou 3.500 observações em 1% do céu.