Irã está operando versão AWACS do Ilyushin Il-76

Fonte: Revista Asas

Durante o Dia Militar da República Islâmica do Irã, em 17 de abril passado, pela primeira vez foi apresentado em vôo, ao público, um exemplar da aeronave de alerta antecipado por radar e controle aéreo (AWACS) do país, baseada no transporte militar russo Ilyushin Il-76.

The image “http://www.vectorsite.net/avil76_09.png” cannot be displayed, because it contains errors.

Agora, sabe-se que o modelo está em serviço ativo na força aérea iraniana, tendo recebido o nome de “Simorgh”, uma ave mítica do folclore do país. Segundo a agência de notícias iraniana, toda a parte eletrônica, o radar e componentes dos motores são “preparados e operados” por técnicos do país.


http://cache.daylife.com/imageserve/04nl8jD9GDg3P/610x.jpg

Entretanto, é praticamente certo, segundo analistas ocidentais, que o aparelho visto em 17 de abril é um dos dois AWACS construídos no Iraque no final dos anos 80, batizados de Adnan, e cujo desenvolvimento quase certamente contou com assistência russa (o modelo poderia ser uma versão menos sofisticada do próprio AWACS russo, o A-50). Os dois Adnan chegaram a operar durante a Guerra do Golfo, em 1991, mas logo foram “enviados” (como muitos outros aparelhos iraquianos) para o Irã, onde ficaram e foram absorvidos pela força aérea iraniana. Porém, não se pode dizer se o atual padrão Simorgh conserva os sistemas do Adnan original, ou se foi modernizado (nem a extensão destas melhorias).