Argentina não comprará mais o Lineage 1000

Fonte: Segurança & Defesa -
Juan Carlos Cicalesi e Santiago Rivas

No dia 13 de agosto, a presidenta da Argentina. Cristina Kirchner mudou de opinião e decidiu aplicar o dinheiro anteriormente previsto para aquisição de um avião e um helicóptero para uso presidencial (cerca de US$70 milhões) na construção de dois hospitais em La Matanza, nos arredores de Buenos Aires. Assim, a Argentina não mais comprará o Embraer Lineage 1000 para substituir o Boeing 757-200 (T-01).

No passado, tanto o ex-presidente Néstor Kirchner como sua sucessora alugaram à Aerolineas Argentinas aeronaves Boeing 747-200 para vôos intercontinentais, evitando dessa forma as escalas de reabastecimento que seriam necessárias caso se usasse o Boeing 757. Face à iniciativa governamental de tomar a seu cargo a empresa, a compra de um novo avião não fazia sentido.

The image “http://www.defesanet.com.br/imagens/embraer/executive_jets/lineage1000_cockpit.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

Paralelamente, foi suspensa a venda do helicóptero Sikorsky S-70A-30 Blackhawk (H-01), que continua servindo na AAP (Agrupación Aérea Presidencial), e foi suspensa a compra do novo Sikorsky S-76B Spirit (N7620S), adquirido por “leasing” com opção de compra, e que complementa uma aeronave similar, matriculada H-02.