http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/61/Nato_awacs.jpg/800px-Nato_awacs.jpg
Otan pede à Bélgica que envie controladores aéreos ao Afeganistão

EFE - IG

Bruxelas, (EFE) - A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pediu à Bélgica que envie grupos especiais de controladores aéreos à região sul do Afeganistão, a mais perigosa do país asiático.

"A Otan formulou um pedido para que a Bélgica se comprometa com o sul afegão", declarou general Gérard van Caelenberge, chefe da Força Aérea belga, ao diário "Le Soir".

O general disse que técnicos militares avaliam a questão, embora a resposta "venha a ser uma decisão política".

O pedido não diz respeito a tropas de combate, mas a grupos especiais de controladores aéreos que acompanham as unidades terrestres para guiar a ação dos ataques dos aviões da Otan.

Esses controladores aéreos avançados utilizam marcadores laser ou aparelhos com GPS para assinalar alvos aos aviões de combate da Otan.

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/IM_AER/F-16_5.jpg

A Bélgica enviará a próxima semana ao Afeganistão quatro caças-bombardeiros F-16 e 98 militares à cidade de Kandahar, também no sul do país asiático.

Até agora, a Bélgica, assim como os outros países da Otan, tinha evitado que suas forças terrestres atuassem no sul afegão, a região mais perigosa do país asiático devido à ação dos talibãs.