http://hypescience.com/wp-content/uploads/2008/05/homem-passaro-1.jpg

Homem voa com asa de propulsão a jato

Sob o Canal da Mancha, piloto ficou 13 minutos no ar

Fonte: JB

O piloto de avião suíço Yves Rossy tornou-se ontem a primeira pessoa a voar entre a França e a Inglaterra, atravessando o Canal da Mancha de forma nada convencional: com um foguete portátil preso às costas.

O aventureiro, que normalmente voa em um Airbus, trocou os controles do avião por quatro jatos presos a uma asa em suas costas, desenvolvida artesanalmente. E assim atravessou os 35 quilômetros do canal, entre os portos de Calais e Dover, numa velocidades de até 200 km/h. As turbinas de jato a querosene o conduziram numa viagem de 13 minutos.

– Tudo foi perfeito – disse Rossy, após a aventura. – Mostrei que é possível voar como um pássaro.

O piloto, de 49 anos, que se autointitula Homem Foguete, ligou os jatos dentro de um avião antes de saltar, a mais de 2.400 metros de altura. Depois de um momento de queda livre, ele abriu a asa e voou sobre as águas. Sem controles de direção, a única maneira de mudar de rumo era como um pássaro, movendo a cabeça e as costas.

Ao chegar à Grã-Bretanha, Rossy acionou um pára-quedas azul e amarelo e desceu suavemente, até pousar em um campo.

O Homem Pássaro, como também é conhecido, seguiu a rota do aviador francês Louis Bleriot, que se tornou a primeira pessoa a voar sobre o Canal da Mancha em um avião, em 1909.

Rossy, que normalmente pilota um Airbus A320 da Swiss International entre Zurique e Heathrow, levou pelo menos cinco anos para desenvolver seu foguete. A asa de quase três metros é feita de um composto de carbono ultraleve e pesa cerca de 55kg, incluindo o combustível.

Rossy adiou o vôo por um dia por causa do tempo ruim e vestiu uma roupa à prova de fogo para lhe ajudar a suportar a descarga dos jatos nas pernas. Um helicóptero o acompanhou durante a viagem.

Planos

O Homem Pássaro não vai parar por aí. Ele pretende continuar aperfeiçoar a sua asa, de modo a torná-la mais leve e fácil de manobrar, para conseguir, entre outras coisas, voar sobre o Grand Canyon, nos Estados Unidos, saltando a partir do chão.

Em Vídeo: