Rússia venderá lançadores de foguete BM-27 Uragan à Venezuela

By Vinna com informações do e Área Militar e Estadão

Além dos veículos blindados de transporte de tropas BMP-3 a Rússia planeja vender lançadores múltiplos de foguete BM-27 para a Venezuela, informou a agência de exportações da Rússia, a Rosoboronexport.

"Estamos nos preparando para entregar um grande número de veículos blindados BMP-3 e lançadores múltiplos de foguete", afirmou Igor Sevastyanov, vice-diretor da Rosoboronexport, de acordo com a agência de notícias Interfax.

Durante uma visita do presidente venezuelano, Hugo Chávez, a Moscou no mês passado, a Rússia anunciou que concedia à Venezuela um crédito de US$ 1 bilhão para a compra de armamentos russos, e os dois países discutiram sobre cooperação na área de energia nuclear.

O BM-27 possui 16 tubos lançadores organizados em três filas (6+6+4 de baixo para cima) e está instalado em cima de um camnão ZIL-135 com tração nas oito rodas motrizes. Como os anteriores sistemas do tipo, o BM-27 destina-se a dar apoiar as unidades em terra. O Sistema pode disparar um foguete de artilharia por segundo e tem estabilizadores “sapatas” que são baixadas e que suportam o chassis do veículo absorvendo o impacto do disparo dos foguetes.

O alcance máximo conhecido dos foguetes do sistema varia entre 25 e 40km, dependendo do tipo de foguete utilizado e da carga explosiva transportada. Depois de disparados os foguetes o sistema pode ser rearmado em cerca de cinco minutos, utilizando um veículo do mesmo tipo, que coloca os foguetes de recarga nos casulos.