http://www.enemyforces.net/aircraft/su35.jpg
Su-35 - A Libia deve comprar 12 desses formidaveis caças

Líbia pode comprar U$2bi em armas russas.


Reuters/Brasil Online - Via: O Globo - Por Guy Falconbridge

A Líbia pode concordar em comprar mais de 2 bilhões de dólares em armas russas durante uma visita de Muammar Kadafi a Moscou neste mês, informou a agência Interfax na segunda-feira, citando uma fonte não-identificada da indústria armamentista da Rússia.

"Um acordo prevendo a conclusão da compra de um enorme carregamento de armas, valendo mais de 2 bilhões de dólares, pode ser feito durante a visita do líder líbio Muammar Kadafi a Moscou", disse a fonte à Interfax.

http://www.defencetalk.com/news/uploads/1/Tor-M1-3-2_1.jpg
TOR-M1

A fonte disse que a visita de Kadafi a Moscou está prevista para o fim de outubro. Tanto a embaixada da Líbia em Moscou quanto a exportadora estatal de armas russa se recusaram a comentar.

Navios de guerra russos visitaram a Líbia neste mês, indicando o estreitamento dos laços entre Trípoli e Moscou, que apoiou a Líbia durante a era soviética.

http://www.russianspy.org/wp-content/uploads/2006/11/s300_sa10_grumble.jpg
S-300

A Líbia está interessada em comprar sistemas de mísseis terrestres, como o S-300, o TOR-M1 e Buk, assim como vários aviões de guerra, dezenas de helicópteros e cerca de 50 tanques, disse a fonte consultada pela Interfax. (Nota do Blog: o Site Avia.Ru dá como certa a compra pela Libia de 12 Su-35 e 48 Tanques T-90)

A Rússia também está preparando contratos para modernizar as armas líbias da época soviética, segundo a agência.

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/IM_ter/BUKM1_SA11_001.jpg
BUK M2

A Líbia espera que sejam trocados 4,5 bilhões de dólares que tem em dívidas com a Rússia pela compra de armamentos, segundo a Interfax. Muitas dívidas da época soviética são difíceis de mensurar, por terem sido feitas em rublos soviéticos.