Evangelho (Lucas 13,22-30)

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: "Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?"
Jesus respondeu: 24"Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão". 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós do lado de fora, começareis a bater, dizendo: 'Senhor, abre-nos a porta!' Ele responderá: 'Não sei de onde sois'.
26Então começareis a dizer: 'Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!' 27Ele, porém, responderá: 'Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que pra­ticais a injustiça!' 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há muitos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos".

Bem Aventurado Bartolo Longo

Bem Aventurado Bartolo Longo Entre os acontecimentos mais marcantes na Igreja do século XX, sem dúvida encontramos destaque para a tomada de consciência dos cristãos Católicos, frente à missão de evangelizar e viver a vocação universal da santidade.

Um forte sinal deste fato, são as inúmeras beatificações e canonizações que florescem, embelezando o campo dos homens e mulheres de Deus que podemos travar culto; como o Bem Aventurado Bartolo Longo.

Bartolo Longo nasceu em Brindisi, na Itália, em 1841, tendo completado os estudos formou-se advogado em Nápolis, num período em que o testemunho da presença de Jesus se chocava com as indiferenças religiosas. Depois de uma crise religiosa superava-a com os conselhos e orações dos amigos, alcançou Bartolo a graça de uma radical conversão, ao ponto de abandonar a brilhante carreira, a fim de dedicar-se à defesa dos pobres e às obras de caridade.

Movido pelo Espírito Santo, projetou um centro de devoção mariana com obras assistênciais, para abreviar tantas misérias sociais. O lugar escolhido foi a antiga cidade de Pompéia, sepultada debaixo das cinzas pela violenta erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.c.

Em 1880 deu-se início à construção do grandioso santuário em louvor a Nossa Senhora do Santo Rosário, em Pompéia, o internacional centro Mariano artístico foi terminado depois de 22 anos. O início do centro de devoção e caridade, começou com a visita do jovem advogado com 32 anos de idade, visitando as famílias pobres, evangelizando e semeando o amor a Nossa Senhora do Rosário.

Em torno do Santuário, já de fama internacional, nasceram inúmeras obras, como: orfanatos, casa dos filhos de pais presos, escolas, oficinas e outras consequências da fé que opera pela caridade dos santos.

Bartolo Longo fundou as filhas de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia; a revista mensal para promover a fé nesta Mãe da Providência, e a proclamação do dógma da Assunção de Nossa Senhora, ocorrido em 1950.

Bartolo Longo, homem de muitas virtudes, de imenso amor a Jesus, deixou escritas as obras que perduram até hoje. Entrou no Céu com 85 anos.