Operação Parelhas:Ventania adia lançamento de foguete em Natal

Fonte: Diário de Natal

O lançamento do foguete Improved Orion, que ocorreria nesta terça na Barreira do Inferno, foi adiado para esta quarta, às 15h. O motivo foi a velocidade do vento, que alcançou a marca de oito metros por segundo, quando o máximo deveria ser seis para que a estrutura do foguete não fosse afetada. Caso não haja condições de efetuar o lançamento nesta tarde, a última oportunidade para a operação será quinta.

A operação denominada "Parelhas" tem por objetivo o adestramento de equipes técnicas do Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI) e da Unidade Móvel de Lançamento de Foguetes do Centro Espacial Alemão, numa cooperação internacional. As atividades em treinamento são a preparação, lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais.



De acordo com o coronel aviador Renato Gonçalves Martins, diretor do CLBI, a intensidade do vento durante o dia esteve acima dos padrões de segurança do foguete. ``Isso influência em sua estrutura'', disse.

O período para que a operação ocorra dentro dos cálculos estipulados pelos técnicos é de 72 horas. ``Se passar disso, não será possível realizar a operação. Teríamos que avaliar a viabilidade do projeto novamente'', comentou Martins.

TESTE

O lançamento é um teste. A operação servirá para observar o comportamento da carga útil, de forma que em futuros lançamentos não haja problemas com essa parte do foguete, localizada na ponta do equipamento.

Renato Martins explica ainda que mais cinco foguetes deverão ser lançados dentro de dois anos. ``Isso está dentro do nosso objetivo, que além de treinamento, é também de oferecer espaço para a comunidade científica fazer experimentos'', afirmou. Também está nos planos da CLBI entrar na comercialização de foguetes sub-orbitais.