Este acontecimento teve inicio em: 07-08-1942 e terminou em 15-02-1943
Vencedor: Estados Unidos da América

The image “http://sillysoft.net/plugins/images/WWII%20Battles-Guadalcanal.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.
Batalha de Guadalcanal
II Guerra Mundial
07-08-1942

Fonte: Área Militar

Depois da estrondosa vitória americana na batalha de Midway, em que os mais poderosos porta-aviões japoneses foram afundados, os aliados no Pacífico começaram a considerar a possibilidade de passar à ofensiva, dado até aí terem permanentemente assumido uma posição defensiva perante os avanços japoneses.

O lugar onde foi decidido efectuar o primeiro ataque significativo, com vista a impedir a progressão japonesa em direcção a sul, com o intuito de evitar que a Australia ficasse isolada, foi a mais importante das ilhas Salomão, a ilha de Guadalcanal.

http://media-2.web.britannica.com/eb-media/60/11360-004-6C4A2C5F.jpg

A batalha começou quando os americanos desembarcaram as suas primeiras tropas, a 7 de Agosto de 1942. São tropas da primeira divisão de fuzileiros navais, que serão apoiadas por um regimento da segunda divisão também do corpo de fuzileiros. O numero total de militares envolvidos na operação atingiria portanto cerca de 19.000 homens.
Para apoiar esta força, estava preparada uma força constituida por três porta-aviões sob o comando do Alm. Fletcher.

Durante a chegada dos americanos, o pequeno destacamento japonês que se encontrava em Guadalcanal e na vizinha ilha de Tulagi, não detectou imediatamente a aproximação de navios de guerra americanos, e após uma breve preparação de artilharia, foram desembarcados 11.150 homens em Guadalcanal, juntamente com outros 6.800 que foram desembarcados nas vizinhas ilhas de Tulagi e de Gavutu-Tanambogo.

many_Jap_dead_on_beach.jpg (31413 bytes)
Japanese soldiers lie dead on a Guadalcanal beach after one of the many battles.

A estas forças americanas, os japoneses só podiam opor cerca de 2.200 homens, a maioria dos quais pertencentes a unidades de apoio logístico e construção, pelo que a melhor opção para estas forças foi a de se dirigir para a floresta e aguardar reforços, embora tenha havido pequenos focos de resitência por parte de unidades de infantaria naval japonesa.
No dia seguinte, 8 de Agosto, as ilhas encontravam-se sob controle americano, e especialmente a pista de aviação de Guadalcanal, baptizada de Handerson Field.

O ataque norte-americano, levou os japoneses a responder com tudo o que tinham à mão, lançando ataques de bombardeiros baseados em Rabaul. Estes ataques fizeram recuar o comandante naval americano, o qual, temendo perder os seus preciosos porta-aviões (três dos quatro porta-aviões de que os Estados Unidos dispunham antes que os estaleiros entregassem os novos Essex) manda a força americana - que ainda estava a descarregar mantimentos para as tropas que tinham desembarcado – retirar para sul, para ficar fora do alcance dos aviões japoneses.

Japanese_dead_on_Edsons_Ridge.jpg (58485 bytes)
Marines survey the bodies of Japanese soldiers covering the battleground of Edson's Ridge.

Os 19.000 fuzileiros navais americanos, ficaram assim desprovidos de de apoio de fogo ofensivo e sem armamento pesado para se poderem defender de eventuais ataques.

Na noite de 9 para 10 de Agosto, numa batalha naval, os japoneses afundam três cruzadores e um contratorpedeiro americanos e um cruzador australiano no que ficou conhecido como batalha da ilha de Savo.
Os fuzileiros ficaram assim isolados e sem que houvesse protecção para os navios de transporte que precisavam chegar a Guadalcanal para entregar reforços e comida, que as forças em terra não tinham chegado a receber.

A batalha que então se vai seguir, é uma batalha para garantir o controlo dos céus, pois quem controlar os céus, conseguirá impedir o envio de reforços para o lado contrário. Por isso, para os norte-americanos torna-se absolutamente vital manter o controlo de Handerson Field, e prepara-lo para receber aeronaves de combate.

Jap_machine_gun_nest.JPG (47556 bytes)
A Japanese machine gun position on Guadalcanal.

Esta operação teve que ser feita por tropas que estavam mal armadas e com rações de alimentação reduzidas e enquanto os japoneses atacavam. A 18 de Agosto eles desembarcaram uma força de 1.000 homens do exército imperial.

USMC_Paratroopers.jpg (81568 bytes)
This AP Wirephoto (dated October 19, 1943) is captioned: "MARINE PARACHUTE REGIMENT PREPARES TO MOVE UP - With their LST in the background, and supplies piled up on the beach at Guadalcanal, a Marine parachute regiment prepares to move up from Guadalcanal. They were to be used as Raiders. Note their camoflaged uniforms, called 'Jungle Suits' ".

A 20 de Agosto, depois de terem apressadamente enviado contratorpedeiros para descarregar combustível de aviação e pessoal especializado para construir aerodromos, os americanos conseguem tornar o aeroporto da ilha operacional.
No dia seguinte chegam 19 caças e 12 bombardeiros de voo picado.
Os aviões ficaram operacionais mesmo a tempo, porque por volta de 25 de Agosto, é detectada uma poderosa força japonesa de desembarque. Para tentar evitar esta força, os americanos enviam as suas forças para a area oriental das ilhas Salomão, onde se envolvem numa batalha de que resulta o afundamento de um porta-aviões japonês e em danos consideráveis para o porta-aviões Entreprise.

some_very_close_action.jpg (20990 bytes)
A massive explosion goes off in front of advancing U.S. troops, in this photo captioned: "Some very close action."


Mesmo assim, o chamado «Expresso de Tokyo» conseguiu desembarcar em Guadalcanal durante a noite mais de 6.000 militares japoneses até ao final de Agosto. Com esta força, os japoneses tentam atacar em força o aerodromo de Handerson Field entre 12 e 14 de Setembro. O ataque japonês foi feroz e calcula-se que as baixas japonesas tenham atingido metade dos efectivos, enquanto que as baixas americanas podem ter atingido até 20% das forças americanas envolvidas na defesa do perimetro do aerodromo.

Depois desta batalha, tanto os japoneses quanto os americanos redobraram esforços para terminar a batalha a seu favor. Os americanos receberam reforços que elevaram a sua força até 23.000 homens, enquanto os japoneses reforçaram 20.000 tropas frescas para a ilha.
Em 11 de Outubro os americanos começam a desembarcar forças de um regimento do exército, no mesmo dia em que os couraçados japoneses bombardeiam fortemente as posições americanas, danificando sériamente o aerodromo de Handerson Field e tornando-o operacional por uma semana.
Os ataques japoneses sucederam-se à medid que as forças navais se degladiavam no mar. Dos recontros navais resulta o afundamento do porta-aviões Hornet e de um porta-aviões de escolta japonês, juntamente com sérios danos provocados a um dos maiores porta-aviões japoneses, de que resultou a perda de cerca de 100 aeronaves.
Ainda em Outubro, a II divisão de fuzileiros chega a Guadalcanal, permitindo aos americanos assumir uma posição mais ofensiva e expandindo o perimetro de defesa do aerodromo de Handerson Field.
Em Dezembro, o total de forças dos Estados Unidos atingia 58.000 homens. Com esta força disponível foi finalmente possível empurrar os japoneses até que estes acabaram por retirar em Fevereiro de 1943.
Baixas:
O total de baixas japonesas atingiu 24.000 homens (14.000 mortos, 1.000 capturados e 9.000 feridos) a que se junta a perda de dois couraçados um porta-aviões ligeiro, três cruzadores pesados, onze contratorpedeiros e seis submarinos. O Japão perdeu também cerca de 800 aviões.
Do lado americano as baixas foram muito menores, com 1.600 baixas, juntamente com a perda de dois porta-aviões, seis cruzadores pesados, dois cruzadores ligeiros e 14 contratorpedeiros. No total as perdas de aeronaves foram elevadas, tendo-se cifrado em cerca de 600 unidades.

A derrota japonesa em Guadalcanal, foi para os japoneses o verdadeiro ponto de viragem da guerra. A partir de Guadalcanal, o exército imperial perdeu a iniciativa e não voltou a ganhar batalhas. A derrota japonesa ocorreu exactamente na mesma algura em que em Estalinegrado a Alemanha sofria também uma amarga derrota, pelo que o inverno de 1942/1943 é para a II Guerra Mundial, o verdadeiro ponto de viragem no conflito mundial de 1939-1945.

Guadalcanal Land War Photo Galleries

#1: The Beginning

#2: U.S. Defenses

#3: U.S. Base Camp

#4: U.S. Forces on the Move

#5: Battlegrounds

#6: Casualties of War

#7: Miscellaneous

Em Vídeo: