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Força Aérea faz vigilância diária da Amazônia
Jatos monitoram desmatamento

Fonte: O Estado de São Paulo - Via Noticias da Amazônia

A aviação militar do Brasil mantém no ar, todo os dias, desde 2002, o aparato de vigilância que Carlos Minc quer propor como parte do envolvimento das Forças Armadas na proteção de parques nacionais e da Amazônia.

A partir da base aérea de Anápolis, a 140 quilômetros de Brasília, grandes jatos R-99 Bravo do Esquadrão Guardião realizam sua missão cotidiana de coleta de dados e imagens de incêndios florestais, das superfícies desmatadas e em processo de desmatamento, de áreas de conservação, atividades irregulares de garimpagem, mineração ou demarcação de terras. Não é só. O grupo, comandado pelo tenente-coronel Rinaldo Nery, acompanha a movimentação das reservas indígenas e das zonas de proteção ambiental. Também produz dados para a elaboração do Plano Permanente de Zoneamento Ecológico e Econômico.

Os olhos e ouvidos eletrônicos estão voltados também à observação de atividades e empreendimentos causadores de degradação ambiental envolvendo grandes obras públicas, empreendimentos agropecuários e o trabalho em reservas extrativistas.

As informações são colhidas e podem ser transferidas em tempo real para os centros terrestres. Desse ponto em diante o uso do material fica por conta de setores especializados do governo federal, subordinados à Casa Civil e ao Ministério da Defesa.

Nery tem oito aviões disponíveis. Cada um custa cerca de US$ 80 milhões. Cinco deles são do tipo R-99 Alfa, de alerta antecipado e comando aerotransportado. Levam uma grande antena Erieye, comprada na Suécia. O equipamento pesa quase uma tonelada e tem alcance no limite entre 360 e 400 quilômetros. Com ele a Força Aérea Brasileira (FAB) pode multiplicar o poder de sua frota por meio de coordenação e integração e da capacidade de localizar alvos mesmo quando o deslocamento das aeronaves adversárias se dá a baixa altura.

O segundo time Guardião, guarnecido com três unidades da versão R-99 Bravo, é o que serve diretamente aos interesses ambientais e à vigilância da Amazônia. A rigor, é um avião espião, destinado a missões de inteligência. O principal componente embarcado é o radar de abertura sintética, que permite uma varredura de área feita de forma a não revelar a presença do R-99B.

Com ele atuam um produtor de imagens digitais e um sensor ótico infravermelho, para visão noturna. A partir do ponto de decolagem a aeronave terá duas horas de coleta de dados sobre 57 mil km² a cerca de mil quilômetros de distância. Os jatos operam dia e noite e sob quaisquer condições meteorológicas.

O R-99A/B é construído pela Embraer, em São José dos Campos. Com um deles, do tipo B, o Esquadrão Guardião realizou uma façanha militar, em junho de 2003.

O jato decolou de Anápolis com a missão - negociada diretamente pelo presidente Lula com seu então colega do Peru, Alejandro Toledo - de apoiar uma ação de resgate de 74 reféns tomados pela guerrilha na província de Ayacucho. A maioria funcionários da empresa Techint, que construía um oleoduto.

Duas horas de vôo sobre a mata foram suficientes para monitorar as comunicações entre os seqüestradores e assim definir a localização do cativeiro. Forças Especiais do Exército peruano chegaram ao local em 45 minutos.

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Esquadrão das Forças Armadas já vigia a área da Amazônia, mas os dados não são bem processados, explica especialista

Fonte: Rádio CBN - Via Noticias da Amazônia

O especialista em assuntos militares Roberto Godoy, jornalista do O Estado de São Paulo, comenta se é possível ter um exército verde do ponto de vista do conceito e não da cor do uniforme?

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