Uma máquina Kittyhawk poderá chegar ao limite teórico de 67,1 milhões de processadores / Foto: Divulgação

EUA têm nove entre 10 supercomputadores do mundo

Fonte: O Globo

O Roadrunner, da IBM, segue na liderança da lista dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo. A máquina, que fica no Laboratório Nacional de Los Alamos, chegou a 1,105 petaflops, derrotando seu principal oponente, o Cray XT5 do Laboratório Nacional de Oak Ridge, conhecido como Jaguar, que foi o segundo a quebrar a barreira dos petaflops, com 1,059. Um petaflop representa um quadrilhão de operações de ponto-flutuante por segundo.

Ambos os computadores estão em laboratórios operados pelo Departamento de Energia dos EUA, assim como outros cinco sistemas do TOP 10. Nove dos 10 computadores mais poderosos do mundo estão nos EUA. A China aparece pela primeira vez na 10ª posição, com o Dawning 5000A, construído no país e baseado no Centro de Supercomputação de Xangai.

Segundo os organizadores do Top 500, o Roadrunner não só é o mais poderoso, mas também o que utiliza energia de forma mais eficiente. Ele é baseado no IBM QS22, construído com versões avançadas do processador utilizado no PlayStation 3, da Sony.

Os EUA têm 291 dos 500 sistemas da lista, contra 151 na Europa e 47 na Ásia. Na Europa a Inglaterra lidera (45 máquinas) com a Alemanha (24) em segundo lugar. Na Ásia o número se divide entre 18 máquinas japonesas, 16 chinesas e oito indianas. Há 18 meses, Índia e China não tinham um computador sequer na lista.

Segundo o NY Times os dois países vem investindo nesse tipo de equipamento para diversos tipos de simulações. Em 2007, por exemplo, o conglomerado indiano Tata Group investiu US$ 35 milhões em uma subsidiária que construiu o que era na época a quarta máquina mais rápida do mundo. A expectativa era trabalhar com pesquisas nas áreas de nanotecnologia, biologia e eletromagnetismo. O computador é usado para simular designs para a Boeing e renderizar filmes de animação.

Na China, a máquina mais rápida pertenceu por anos à The9, uma desenvolvedora de videogames que possuía os direitos locais do World of Warcraft. No início do ano, a The9 se gabou de chegar a um milhão de jogadores online ao mesmo tempo. Outros supercomputadores do país, diz o NY Times, estão nas mãos de empresas de óleo e gás, e grupos financeiros e de pesquisa.

Dos 500 supercomputadores, 379 (75,8%) usam processadores Intel, com a IBM e a AMD praticamente empatadas na briga pelo segundo lugar com 60 (12%) e 59 (11,8%) sistemas respectivamente.

Os processadores quad-core estão presentes em 336 sistemas, sendo que 153 usam chips dual-core e apenas quatro processadores de apenas um núcleo. Sete sistemas fazem uso do avançado processador da IBM para o PS3, com nove núcleos.

A HP tomou a liderança com 209 sistemas (41.8%) contra 188 da IBM (37,6%), que tinha 210 máquinas (42%) no último relatório, há seis meses, diante de 183 (36,6%) da HP. A IBM ainda fica à frente considerando a performance geral.