Embraer inicia construção de primeira fábrica nos Estados Unidos

Fonte: Revista Fator



Foto: (esq./dir.) Harry Goode, Prefeito da cidade de Melbourne; Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer; Charlie Crist, Governador da Flórida; Gary Spulak, Presidente da Embraer Aircraft Holding (EAH); John Adams, Presidente da Enterprise Florida; Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva; e Lynda L. Weatherman, Presidente & CEO da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Space Coast da Flórida.

Instalação apoiará expansão da área de negócios de Aviação Executiva da Companhia.

São José dos Campos, 4 dezembro de 2008 – A Embraer iniciou no dia 4 de dezembro (quinta-feira), a construção da primeira fábrica nos Estados Unidos para montagem final no Aeroporto Internacional de Melbourne, no Estado da Flórida. Estiveram presentes à cerimônia de inauguração das obras o governador do Estado da Flórida, Charlie Crist, o prefeito da cidade de Melbourne, Harry Goode, e outras autoridades locais e estaduais, ao lado do diretor-presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado. negócios de Aviação Executiva da Companhia e estará pronta para entrar em funcionamento em 2010. Quando a capacidade total da unidade for atingida, poderão ser produzidos até oito jatos Phenom por mês.

A instalação em Melbourne será o Centro de Clientes da Aviação Executiva da Embraer para a configuração de jatos Phenom, Legacy e Lineage. Os clientes poderão definir o desenho do interior dos jatos executivos com a utilização de tecnologia de 3D de última geração, apoiado por um showroom com uma grande variedade de materiais de finalização de interiores.

“Com o início das obras, hoje, celebramos um marco para a Embraer, com o lançamento da primeira unidade de produção da Empresa nos Estados Unidos, voltada para atender à Aviação Executiva”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer.

“Estamos satisfeitos com o início das obras da nossa unidade de Melbourne, fortalecendo nossa presença no grande Estado da Flórida, onde estamos desde 1979.”

“A Flórida continua se estabelecendo como líder no mercado de aviação americano, e estamos orgulhosos em celebrar esta conquista para nosso Estado, que é uma grande vitória para o nosso plano de desenvolvimento econômico”, disse Charlie Crist, Governador do Estado da Flórida. “O crescimento da Embraer na Flórida demonstra a força do nosso setor de aviação e a grande capacitação dos trabalhadores. Eu felicito cada um que se envolveu em levar adiante este projeto para chegarmos a onde estamos hoje.”

“O dia de hoje marca uma substancial vitória para a cidade de Melbourne. Não apenas por esta instalação de última geração, que é uma belíssima aquisição para nosso crescente cenário corporativo, mas porque a Embraer também se juntará a alguns dos mais expressivos empregadores do mundo que estão instaladas em nossa cidade. Ainda mais importante serão os benefícios que virão com este projeto, como a injeção de investimento de capital, os novos empregos e a adição de subsídios econômicos. Esta vitória não foi fácil. Eu gostaria de agradecer pessoalmente, em nome do Conselho da cidade e da Autoridade Aeroportuária, às muitas pessoas que trabalharam juntas para fazer que isto acontecesse para a nossa região”, disse Harry Goode, prefeito da cidade de Melbourne.

“Com este início das obras, começamos a concretizar a visão de todos os que trabalharam diligentemente para trazer novos empreendimentos para a Space Cost. Isto significa o início de um importante trabalho que precisa ser executado e consolidado nos próximos meses por parte de vários parceiros da comunidade para fazer isto se tornar realidade para a nossa comunidade. Fomos bem-sucedidos em utilizar nosso clima pró-negócios e a mão-de-obra altamente qualificada como ativos na atração de poderosas empresas internacionais que transformarão o cenário do nosso setor de aviação”, disse Lynda L. Weatherman, Presidente & CEO da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Space Coast da Flórida.

A instalação da Embraer, em uma área de aproximadamente 14 mil metros quadrados, abrigará a linha de montagem final com capacidade de produzir os jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300, além de cabine de pintura, centro de entregas e um customer design center (instalação destinada a auxiliar novos clientes na escolha de suas aeronaves).

Perfil - A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, e Defesa e Governo. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de setembro de 2008, a Embraer contava com 23.745 empregados e sua carteira de pedidos firmes totalizava US$ 21,6 bilhões.| www.embraer.com.br