SS-NX-30 Bulava

Moscou iniciará produção em série de mísseis Bulava-M em 2009

Da EFE - Via G1

O vice-premier russo, Serguei Ivanov, anunciou hoje que o país iniciará no ano de 2009 uma produção em série dos mísseis balísticos intercontinentais Bulava-M, de 8.000 quilômetros de alcance.

Segundo Ivanov, citado pela agência "Interfax", o equipamento será destinado à frota de submarinos atômicos de última geração.

Ainda de acordo com o vice-primeiro-ministro, o último teste de um Bulava, feito na última sexta com um submarino no Mar Branco, foi bem-sucedido.

Entretanto, a Marinha russa ainda realizará uma última prova com os mísseis antes do fim do ano, já que diversos testes feitos nos últimos meses fracassaram.

Os Bulava (denominados SS-NX-30 segundo a Otan) serão usados nos futuros submarinos nucleares de quarta geração, e cada um terá capacidade para 12 deles.

Estes mísseis, que pesam 30 toneladas, são considerados quase impossíveis de serem interceptados pelos atuais sistemas de defesa aérea devido à sua alta velocidade e à capacidade de modificar sua trajetória para driblar radares e antimísseis.

Fabricados pelo Instituto de Tecnologia Térmica de Moscou, os Bulava podem levar até dez ogivas nucleares de guia autônoma.

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, anunciou um aumento de 27% na verba para segurança e defesa em 2009, disponibilizando um total de 2,4 trilhões de rublos (70 bilhões de euros).

A Rússia anunciou um novo programa de rearmamento no ano passado, em uma tentativa de se igualar ao poderio militar dos Estados Unidos. A proposta inclui uma força em conjunto de mísseis balísticos intercontinentais, submarinos nucleares e aviões estratégicos, conhecida como "tríade nuclear".

novo míssil intercontinental RS-24

Rússia desenvolve mísseis contra armas espaciais

Agência AFP Via JB

A Rússia está desenvolvendo mísseis projetados para ficar fora de alcance dos sistemas de defesa antimísseis que os Estados Unidos poderão posicionar no espaço, informou o comandante das forças estratégicas russas, Nikolai Solovtsov citado pela agência Interfax.

Moscou pretende, desse modo, neutralizar supostos projetos dos Estados Unidos de posicionar armas no espaço.

A Rússia também está aperfeiçoando a estrutura e a composição de seus mísseis em resposta ao projeto americano de instalar peças de um estudo antimísseis na Polônia e República Tcheca, considerado por Moscou como uma ameaça para sua segurança.

Solovtsov mencionou especificamente o novo míssil intercontinental RS-24, que a Rússia planeja posicionar até o fim de 2009.