MiG-21 «Lancer»
Avião de caça (Elbit)

AREA MILITAR

NOTA: Este avião deu uma canseira nos F-15 e F-16 da USAF no Red Flag 2008.04 que consideraram o avião muito dificil de derrubar tanto na arena BVR como no dog fight. Em muitos momentos o avião foi considerado invisível aos sensores.

Dimensões:Motores/ Potência
Comprimento: 14.7 M
Envergadura: 7.15 M
Altura: 4.13
1 x motores Tumansky R-25-300
Potência total: 7000 Kgf
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 5450 Kg
Peso máximo/descolagem: 9800 Kg
Numero de suportes p/ armas: 4
Capacidade de carga/armamento: Kg
Tripulação / passageiros: 1
Velocidade Maxima: 2175 Km/h
Máxima(nível do mar): 900 Km/h
De cruzeiro: 1150 Km/h
Autonomia standard /carregado : 900 Km
Autonomia máxima / leve 1000 Km.
Altitude máxima: 17500 Metros


A tabela de comparações de características foi removida temporariamente

Canhões
- 1 x 23mm GSh-23 (Calibre: 23 )
Radares
- IAI / ELTA Systems EL/M-2032 - Multi-modo/Pulso Dopler (Alcance médio: 51Km)

O MiG-21 «Lancer» não é um novo avião, mas sim a designação dada a uma das modificações ao caça MiG-21 modernizado já depois do colapso das industrias da antiga União Soviética.

Logo que a URSS acabou, muitos dos utilizadores deste tipo de aeronave ficaram praticamente sem assistência, ou com assistência limitada a apenas parte da aeronave.

O MiG-21 «Lancer», modernizado pela empresa ELBIT de Israel, em colaboração com a industria romena é uma dessas versões.

A empresa colocou os seus serviços de modernização ao serviço dos antigos utilizadores da aeronave e está em condições de efectuar vários tipos de modernização ao MiG-21,

O avião, que recebeu um cockpit modernizado também ficou adaptado a disparar uma série de novos sistemas de armas, em conexão com o radar ELTA.

O MiG-21 Lancer além de poder disparar mísseis ar-ar R-60, R-73 passa também a dispor de capacidade para utilizar mísseis Python-3 da RAFAEL.

Pode também utilizar bombas guiadas por Laser.


MiG-21 2000
Além da versão MiG-21 «Lancer», outra empresa de Israel, a IAI, desenvolveu o MiG-21 2000, que também pode utilizar o mesmo radar ELTA do «Lancer»

A aeronave dispõe de um cockpit completamente novo com sistemas ocidentais, e monitores em cores, HUD (Head Up Display) e o vidro frontal amovível do cockpit redesenhado e com uma só peça.

A adaptação de equipamentos fabricados em Israel, permite que sejam acrescentados varios sistemas adicionais, conforme as necessidades do potêncial cliente. O MiG-21-2000 tem por exemplo capacidade para utilizar um capacete «inteligente» que permite determinar alvos apenas com o olhar do piloto.


MiG-21-93
Em resposta a industria russa também começou a efectuar modernizações nos aviões MiG-21. A versão russa é conhecida como MiG-21-93, caracterizando-se pelo novo radar Kopyo-M que permite a utilização de novos sistemas de mísseis.

A Índia adquiriu esta modernização para a sua frota de MiG-21, embora os aviões indianos estejam também equipados com sistemas de contra-medidas electrónicas que foram desenvolvidos pela IAI para o MiG-21 2000 de Israel.

Informação genérica:
O MIG-21, é apenas, o caça a jacto mais fabricado no mundo. Fabricado em quatro paises, é facilmente reconhecível pela sua fuselagem cilindrica. pela sua asa em delta com cauda e pelas suas empenagens acentuadamente em flecha.

Ele substituiu na aviação soviética o bireactor MiG-19S, que foi considerado pouco satisfatório pelos soviéticos

Feito para poder interceptar o bombardeiro americano B-52 o MIG-21, foi pensado para a velocidade, devendo atingir 2.000Km/h a 20.000 metros. Veio substituir o MIG-17 e o MIG-19, que se tinham mostrado inferiores aos seus equivalentes ocidentais.

Inicialmente o MiG-21 deveria ser um avião mais sofisticado, mas as suas caracteristicas foram simplificadas, porque os generais soviéticos pretendiam ter superioridade numerica sobre o inimigo, pelo que o avião deveria ser o mais fácil de fabricar e o mais barato que fosse possível.

O primeiro voo do MiG-21 ocorreu em 1957 e as entregas começaram em 1959.

MiG-21MF
Na imagem o MiG-21F (no topo) que foi a primeira versão da aeronave. Na imagem de baixo, o MiG-21MF, a versão modernizada que começou a ser desenvolvida pouco depois e que entrou ao serviço nos anos 70.
A primeira utilização operacional do MiG-21 foi na guerra do Vietname, onde incialmente logrou alguns resultados, embora quando os caças americanos Phantom F4 começaram a ser modernizados, os MiG, mesmo com a vantagem da velocidade tenham perdido a supremacia. Mesmo assim o caça foi considerado suficientemente perigoso para justificar os programas do F-16 e do F-15.

O MiG-21 foi igualmente utilizado operacionalmente no Médio Oriente, especialmente por países árabes contra Israel. Nesse teatro ele foi considerado inferior aos caças F-4 Phantom e Mirage III de Israel.

Calcula-se que tenham sido fabricados aproximadamente 8,000 unidades pela União Soviética, tendo sido produzidos mais alguns milhares pela China. O MiG-29 ainda está em operação em vários países embora a sua operacionalidade seja baixa.

Existem programas de modernização apresentados por empresas de vários países para transformar os MiG-29. Entre estes estão as industrias aeronauticas da República Checa, de Israel e da Ucrânia.

A própria MiG-MAPO desenhou uma actualização conhecida como MiG-21-93 que tem capacidade para utilizar mísseis R-27 e R-73 de longo alcance, novo radar e até a possibilidade de instalação de um motor RD-33 igual aos do MiG-29.

Empresas de Israel desenvolveram duas modernizações do MiG-21: MiG-21 «Lancer» desenvolvido pela Elbit em cooperação com a Roménia e MiG-21-2000 da IAI, relativamente mais sofisticado..

O MiG-21 da China
A China, recebeu uma licença de produção para o MiG-21 que foi designada J-7. Esta família de aeronaves, embora tenha exactamente a mesma origem, evoluiu de forma diferente. Para aceder às aeronaves do tipo J-7 de fabrico chinês fazer click neste link.

Além da China, o MiG-21 tambem foi fabricado e montado na Checoslovaquia.