Japão ainda quer caça F-22 americano

O Departamento de Defesa japonês nega que tenha abandonado adquirir caça stealth por não conseguir informações técnicas.


F/A-22 Raptor

Fonte: Airway - Por Hercules Araujo

O Ministério da Defesa japonês (MoD) desmentiu notícias que esteja abandonando planos para avaliar o caça de quinta geração Raptor F-22 americano como a parte do seu programa para obter caças de nova geração (FX) para a Força de Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF).

A imprensa do país oriental citando fontes do governo, afirmou que o MoD abandonará esforços para buscar o acesso às informações da aeronave na transferência de tecnologia, além de pressões orçamentárias no programa para compra do F-22 assim como proibição de continuação da sua exportação por parte da Casa Branca.

Um porta-voz do Ministério da Defesa Japonês disse em 6 de janeiro, que “a situação não foi mudada e também não haverá mudança na política de aquisição da aeronave”.

O Japão em enumeras vezes no ano de 2008 tentou ter acesso a informações sobre o F-22 para elaborar uma proposta de compra em função de sua performance selecionando a aeronave no programa FX para substituir sua frota de 80 caças 80 Mitsubishi/McDonnell Douglas F-4EJ.
Além do F-22 o MoD incluiu no shortlist os modelos: Dassault Rafale; Eurofighter Typhoon; Boeing F/A-18E/F e F-15FX; e o Lockheed Martin F-35 Joint Strike Fighter.