Satélite vai monitorar o efeito estufa

Fonte: Veja

O Japão lançou nesta sexta-feira o primeiro satélite do mundo destinado a monitorar as emissões de gases que provocam o efeito estufa. A expectativa é que o projeto, batizado Satélite de Observação de Gases do efeito Estufa (Gosat, na sigla em inglês), possa contribuir para o desenvolvimento de políticas mais detalhadas sobre o clima.

Equipado com dois sensores, o Ibuki ("respiração" em japonês) foi lançado por um um foguete às 12h54min (hora local) de uma estação espacial na ilha de Tanegashima, no sul do país. Ele deverá ficar em órbita por cinco anos, período no qual deverá calcular a densidade de metano e gás carbônico na atmosfera. A previsão é que as primeiras informações comecem a chegar dentro de nove meses.

De acordo com a Jaxa, agência espacial japonesa, o Ibuki poderá coletar dados de 56.000 localidades ao redor do globo, inclusive da atmosfera sobre mar aberto. O número é consideravelmente maior do que os 282 pontos de observação existentes em bases terrestres até o último mês de outubro.

Em 2009, outra missão deverá monitorar gases do efeito estufa a partir do espaço. A Nasa, agência espacial americana, planeja o lançamento de seu próprio Observatório Orbitante de Carbono, com o objetivo de acompanhar os níveis de CO2 na atmosfera da Terra.