NASA testa foguete que trará astronautas de volta da Lua NASA testa foguete que trará astronautas de volta da Lua

Redação do Site Inovação Tecnológica

A NASA completou com sucesso mais uma rodada de testes com o motor-foguete CECE (Common Extensible Cryogenic Engine), que equipará os módulos lunares e será responsável tanto por fazer os astronautas pousarem suavemente na superfície da Lua quanto por colocá-los de volta em órbita do satélite.

Foguete com acelerador

O objetivo da maioria dos motores de foguetes é acelerar rapidamente e fazer o foguete voar na maior velocidade possível. Já o CECE é um motor que libera sua potência de forma controlada, podendo ser acelerado e desacelerado.

A flexibilidade no funcionamento do foguete é essencial para que os módulos lunares pousem e decolem com suavidade.

Usando oxigênio e hidrogênio líquidos como propelentes, o CECE pode ser ligado liberando apenas 10% de sua potência. A partir daí, ele pode ser acelerado até a potência máxima e desacelerado conforme a necessidade, como se fosse o motor de um carro.

Para verificar as margens de segurança, a NASA testou o foguete variando sua potência entre 8% e 104% - valores acima de 100% indicam que o foguete estava sendo exigido acima das especificações para a qual ele foi projetado.

Vibrações perigosas

Os testes anteriores mostraram que o motor-foguete apresenta oscilações de pressão quando está funcionando em baixas acelerações. Embora não seja um problema para o próprio motor, essas variações resultam em vibrações que podem entrar em ressonância com o restante da estrutura do foguete e causar problemas estruturais sérios.

A versão atual incorporou várias modificações no injetor de combustível e de oxidante na câmara de combustão, além de um melhor controle da pressão, da temperatura e do fluxo dos propelentes.

Apesar disso, a NASA foi cautelosa e afirmou apenas que os testes foram importantes para o desenvolvimento de uma versão final que possa efetivamente equipar os módulos lunares.