Embraer promove soluções de defesa na Aero Índia 2009

Evento será realizado na Base Aérea de Yelahanka, em Bangalore, de 11 a 15 de fevereiro de 2009.

São José dos Campos – A Embraer promoverá seu portfólio completo para o segmento de Defesa e Governo na sétima Exposição Internacional Aeroespacial e de Defesa – Aero India 2009 (www.aeroindia.in), a ser realizada na Base Aérea de Yelahanka, em Bangalore, Índia, de 11 a 15 de fevereiro.

“Devido ao crescimento nos últimos anos, o mercado indiano é muito especial para a Embraer no que diz respeito ao potencial para aeronaves para Defesa e Governo”, disse Sergio Bellato Alves, diretor de marketing e vendas da Embraer para a Ásia – Mercado de Defesa e Governo.

“Nossas iniciativas na Ásia Pacífico mostraram que esse forte mercado emergente possui uma sinergia particularmente significativa com os produtos de qualidade da Embraer.”

A Embraer e o Governo da Índia assinaram um amplo contrato para a aquisição de três jatos EMB 145 AEW&C (Airborne Early Warning & Control ou Alerta Aéreo Antecipado e Controle), em julho de 2008, incluindo treinamento, suporte técnico, peças de reposição e equipamentos de apoio em solo. Essas aeronaves receberão sistemas eletrônicos avançados que estão sendo desenvolvidos pela Organização para Pesquisas e Desenvolvimento de Defesa (Defence Research & Development Organization – DRDO) da Índia. A primeira entrega está programada para 2011 e os jatos se juntarão às quatro aeronaves Legacy 600 utilizadas pela Força Aérea da Índia (Indian Air Force – IAF) para transporte de autoridades indianas e estrangeiras. Um quinto Legacy 600 pertence à Força de Segurança de Fronteiras (Border Security Force – BSF), subordinada ao Ministério do Interior da Índia.

O EMB 145 AEW&C faz parte da família de aeronaves de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance – ISR), que também inclui o EMB 145 RS/AGS (Remote Sensing/Air-to-Ground Surveillance ou Sensoriamento Remoto/Vigilância Ar-Terra) e o EMB 145 MP (Maritime Patrol ou Patrulhamento Marítimo).

Os projetos da família ISR e do Legacy 600 são baseados na plataforma versátil e comprovada do jato ERJ 145. Com mais de mil unidades entregues no mundo inteiro, incluindo versões comerciais, executivas e militares, esta plataforma ultrapassou 14 milhões de horas de vôo. No segmento de Defesa e Governo, a plataforma do ERJ 145 mostrou ser apropriada para uma ampla variedade de missões, como transporte de autoridades governamentais, evacuação médica (MEDEVAC), patrulhamento de fronteiras, vigilância aérea/terrestre/marítima, resgate, entre outras.

Com 40 anos de existência, a Embraer tem forte presença no mercado indiano, atendendo tanto ao governo como a empresas privadas. Além do Governo da Índia, a Empresa possui outros clientes importantes no país, entre eles a Aviators India Pvt. Ltd., primeiro cliente dos jatos executivos Phenom na região, com a compra de dois aviões; e a Invision Projects Pvt. Ltd., que possui a maior encomenda de jatos Phenom 100 e Phenom 300 na Índia.

Para apoiar as operações do crescente número de clientes de Phenom e Legacy 600 no país, a Empresa nomeou recentemente a Indamer centro de serviços autorizado. No segmento de aviação comercial, a Embraer fornece aviões para a Paramount Airways, cliente-lançador dos E-Jets no país, e para a Star Aviation, que em breve receberá o primeiro E-Jet de um pedido firme de sete Embraer 170. A família de E-Jets é composta por quatro aeronaves com capacidade de 70 a 122 assentos e possui mais de 500 aviões em operação em todo o mundo.

Perfil da Aero India - A Aero India é um dos eventos mais importantes da Ásia no setor de aviação e adquiriu reconhecimento mundial em pouco tempo, desde seu início em 1996. Hoje, está entre as principais exibições internacionais nessa categoria. O crescimento econômico e tecnológico da Índia, a abertura do setor de defesa para investimento estrangeiro direto, os atuais planos de modernização das forças armadas e as novas oportunidades no setor de aviação civil abriram vários caminhos para investimentos. O Governo da Índia lançou diversas iniciativas para promover parcerias Defesa-Indústria. A Política de Aquisição de Equipamentos de Defesa (Defense Procurement Policy 2008), lançada em 1º de agosto de 2008, é outro marco na promoção dessas parcerias.

Perfil da EMB 145 AEW&C - O EMB 145 AEW&C (Airborne Early Warning & Control ou Alerta Aéreo Antecipado e Controle) é um dos integrantes da família de aeronaves e sistemas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance – ISR) da Embraer. O jato é derivado do ERJ 145, uma das mais bem-sucedidas plataformas de jatos regionais no mundo, com mais de mil aeronaves em operação, 14 milhões de horas de vôo acumuladas e 100 operadores.

A Embraer oferece aeronaves flexíveis, confiáveis e financeiramente acessíveis para missões ISR, mesclando perfeitamente eficiência e economia. O EMB 145 AEW&C é equipado com um potente radar de vigilância aérea e sistema de comando e controle, mais uma gama completa de sistemas de suporte à missão, tais como medidas eletrônicas, sistema de comunicação com rede de enlace de dados (data link) e dispositivos de auto-proteção, e sua principal missão é detectar, rastrear e identificar alvos dentro da sua área de patrulhamento e transmitir essas informações para forças amigas, de modo a fornecer a elas uma precisa e ampla visão do teatro de operações.

O EMB 145 AEW&C também tem capacidade para monitorar o espaço aéreo, controlar o posicionamento de caças em missões de interceptação, inteligência de sinais e vigilância marítima, de fronteira e de Zonas Econômicas Exclusivas.

Dez aeronaves EMB 145 AEW&C já foram entregues a várias forças aéreas no mundo inteiro. A Força Aérea Brasileira (FAB) opera cinco delas no Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM). Uma outra aeronave está em serviço no México, com a Secretaría de la Defensa Nacional (SEDENA), e a Força Aérea da Grécia (Hellenic Air Force) encomendou quatro jatos para operações junto à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Perfil do jato Legacy 600 - O Legacy 600 tem se mostrado um avião muito apropriado para o transporte de autoridades governamentais e líderes empresariais em todo o mundo, oferecendo o conforto de um jato executivo e a confiabilidade de uma aeronave comercial a um custo operacional altamente atrativo.

14 passageiros com conforto e privacidade, o Legacy 600 possui três ambientes distintos de cabine. Na configuração padrão, o refinado interior oferece poltronas revestidas em couro, divã, aparador lateral e mesas para refeição ou reunião. O avião também tem uma espaçosa cozinha (galley) para o preparo de alimentos quentes e frios, amplo lavatório na parte traseira, guarda-roupas, armários e sistema de entretenimento com DVD e comunicação via satélite. O equipamento opcional High-Speed Data (HSD) e a tecnologia Wireless Fidelity (Wi-Fi) permitem que os clientes naveguem na Internet, acessem e-mail e transfiram arquivos durante as viagens, proporcionando uma melhor utilização do tempo, aumento da produtividade no trabalho e mais opções de entretenimento.

A aeronave conta com um amplo compartimento de bagagem, facilmente acessível em vôo, com capacidade total de carga de 8.100 litros (8,1 metros cúbicos ou 286 pés cúbicos). O avião atinge velocidade de cruzeiro Mach 0,80 e tem alcance de 6.019 km (3.250 milhas náuticas) com oitopassageiros ou 6.297 km (3.400 milhas náuticas) com quatro passageiros, ambos com reservas de combustível NBAA IFR, podendo voar sem escalas de Manaus, no Brasil, para Nova York, nos EUA, ou de Nova York para Londres, no Reino Unido. Mais de 160 jatos Legacy 600 operam atualmente em 24 países com altos índices de confiabilidade e baixos custos operacionais.

Perfil da família ERJ 145 - A família ERJ 145 foi projetada para atender ao mercado de linhas aéreas regionais. Composta pelo ERJ 135 (37 assentos), ERJ 140 (44 assentos) e ERJ 145 (50 assentos), os benefícios deste projeto otimizado incluem uma ampla semelhança entre as aeronaves, alta eficiência estrutural, manutenção simplificada, baixos custos operacionais diretos e excelente confiabilidade operacional, bem como vida útil longa no exigente mercado de linhas aéreas regionais.

Esses aviões são bem adequados à alta freqüência de uso, operando até 3 mil horas por ano. Seu design único oferece às companhias aéreas 95% de comunalidade de peças e sistemas e a mesma qualificação de tripulação (type-rating). O alto índice de comunalidade permite o uso do mesmo equipamento de apoio em terra e possibilita a padronização dos procedimentos de treinamento e manutenção, o que se traduz em custos mais baixos, estoque reduzido de peças de reposição, logística mais eficiente e maior rentabilidade.

Perfil-A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, e Defesa e Governo. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 31 de dezembro de 2008, a Embraer contava com 23.509 empregados e sua carteira de pedidos firmes totalizava US$ 20,9 bilhões.


http://i33.photobucket.com/albums/d52/areamilitar/a_AER/EmbIndia.jpg

Embraer quer vender mais aviões militares para a Índia

Fonte: Agência Estado - Via Portal Exame


A Embraer espera vender mais aviões militares para a Índia, aproveitando o plano de modernização das forças de defesa do país. Em 2007, a companhia apresentou uma proposta para atender ao pedido do governo indiano de nove aviões multimissão. "Estamos esperando uma resposta do governo indiano", disse Sérgio Bellato Alves, diretor de Marketing e Vendas da Embraer para a Ásia - Mercado de Defesa e Governo. O executivo participa, em Bangalore, da 7ª Exposição Internacional Aeroespacial e de Defesa - Aero India 2009. Alves não quis revelar o valor estimado da possível encomenda. A Embraer já vendeu cinco jatos executivos Legacy 600 para o governo indiano, sendo quatro para a Força Aérea Indiana e um para a Força de Segurança das Fronteiras. Cada jato vale cerca de US$ 20 milhões. O executivo disse que a empresa vê um bom progresso no programa de aviões militares para o governo indiano. Sob o programa, a companhia brasileira entregará três jatos EMB 145 AEW&C (Alerta Aéreo Antecipado e Controle, na sigla em inglês), equipados com avançados sistemas eletrônicos que serão desenvolvidos pela Organização para Pesquisas e Desenvolvimento de Defesa (DRDO, na sigla em inglês) da Índia. "Estamos na fase de desenho do programa, recebendo as especificações da DRDO para as modificações dos jatos", afirmou Alves. A entrega do primeiro jato EMB 145 para o governo indiano está programada para 2011. "Há um mercado para o projeto (com a DRDO)", disse Alves. "Se formos bem sucedidos em fornecer à DRDO uma boa plataforma e a DRDO puder vir com um bom radar e um bom sistema de comando e controle, haverá espaço para o governo indiano exportar isso", afirmou o executivo. Além dos segmentos de defesa e de governo, a Embraer já está presente no mercado indiano de jatos executivos e comerciais. As informações são da Dow Jones.