http://www.google.com/hostednews/afp/media/ALeqM5idI0poHoNoyB4NjWHOPBsx3tRy6A
Piloto de testes de F-22 morre

Acidente tira a vida do piloto da Lockheed que testava o Raptor e possuía mais de 21 anos de serviços prestados a USAF

Airway - Por Hercules Araujo

A Força Aérea Americana sofreu em 25 de março a sua primeira perda fatal envolvendo um Lockheed Martin F-22 Raptor, quando a aeronave acidentou-se com perda total próximo a base de Edwards na Califórnia.

O caça de quinta geração veio a cair na área de Harper Dry Lake a 35 milhas a noroeste da base no horário local de 10 horas da manhã enquanto realizava ensaios em voo.

Inicialmente a USAF não divulgou o nenhuma informação sobre o piloto, mas horas depois um informe oficial revelou que era um piloto de testes da Lockheed, David Cooley (49) que faleceu no acidente.

O piloto Cooley pertencia a Força de Testes Combinados de Edwards e fora iniciou trabalhos na empresa americana desde 2003 depois de completar 21 anos em carreira na força aérea disse a Lockheed.

“Um corpo de oficiais está investigando o acidente para um relatório oficial, que posteriormente serão divulgados os resultados ao público”, disse a USAF.

A base aérea de Edwards é o lar do 411º Esquadrão de Testes em Voo, responsável por promover melhorias no F-22 e sua modernização, e parte da sua 412ª Ala de Testes.

Com este acidente de 25 de março a USAF contabiliza dois Raptors perdidos até hoje no programa, incluindo a perda de 2004 de um outro exemplar na base aérea de Nellis em Nevada.

Um protótipo YF-22 também se acidentou num famoso pouso desastroso em abril de 1992 em Edwards durante um voo de testes.