Arábia Saudita compra mísseis AIM-9X
Primeiro país do Médio Oriente a comprar este sistema

A Força Aérea do reino Saudita, chegou a acordo com as autoridades militares norte-americanas e com o fabricante Lockeed, para a compra de uma quantidade não revelada de mísseis ar-ar de curto alcance do tipo Sidewinder, modelo AIM-9X.

Com esta aquisição a Arábia Saudita torna-se o primeiro país do médio oriente e o décimo no mundo a dispor do míssil AIM-9X, considerado o mais sofisticado míssil ar-ar de curto alcance presentemente em operação no mundo.

Os AIM-9X serão integrados na frota de caças F-15 da Força Aérea da Arábia Saudita, embora a possibilidade da sua integração nos caças Typhoon-II que estão em fase de incorporação tenha já sido referida várias vezes pela imprensa.

Recentemente, vários países do Golfo Pérsico com os quais os Estados Unidos mantêm relações especiais, solicitaram o fornecimento de equipamentos e sistemas de alta tecnologia, como foi o caso dos sistemas de defesa anti-míssil para os Emirados.

O mesmo país adquiriu a versão mais sofisticada do caça F-16, a versão F-16E/F equipada com um sofisticado radar AESA AN/APG-80.


As facilidades na aquisição de equipamentos militares por parte dos países do Golfo, prende-se com a necessidade de equilibrar a balança do poder na região, onde as forças armadas iranianas têm vindo a aumentar o seu poder militar.