http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/09/213_2234-avi%C3%A3o%20ok.jpg
Argentina quer reestatizar a fábrica militar de aviões

Fonte: O Globo

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou o envio ao Congresso de um projeto de lei para reestatizar a Fábrica Militar de Aviões controlada desde a década de 90 pela americana Lockheed Martin. Como mostra reportagem da correspondente do Globo, Janaína Figueiredo, a recuperação da fábrica de aviões, localizada na província de Córdoba, é um dos aspectos centrais das negociações entre o governo argentino e a Embraer.

http://www.peronvencealtiempo.com.ar/imagenes/obrasperonistas/images/Pulqui%20II%20-_jpg.jpg

Pulqui IA-27 II


Na última visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Buenos Aires, no ano passado, um possível acordo entre a Casa Rosada e a Embraer foi discutido pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, que, na época, assegurou que a empresa aceitaria assumir o controle da fábrica em Córdoba, exigindo, como contrapartida, a compra de aviões por parte do Estado argentino.

Cristina defendeu a necessidade de "recuperar o prestígio perdido" pela indústria aeronáutica argentina nas últimas décadas:

O projeto de reestatização será enviado esta semana ao Congresso. A fábrica tem 1.100 trabalhadores e foi privatizada pelo ex-presidente Carlos Menem (1989-1999).