https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgY_aMedtSKuqO6eQguJQ_AcOVLg_Nhxl0TSqHEKgaDWXIqEKSQmHkye6gSAtm8RkU6bpTNXwjBGi4Wd-0xWPrOJAGgzQ03wkZynPjIeW6sGR3qKWhJY1CesQPWeOC7SSaGEBPExVDfuds/s400/Aerolineas+-+Embraer.jpg

BNDES oferece crédito para Aerolíneas Argentinas
comprarem aviões da Embraer


Da EFE - G1

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estuda a possibilidade de oferecer um crédito de US$ 600 milhões a US$ 700 milhões para as Aerolíneas Argentinas, em processo de estatização adquira aviões da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

As negociações foram confirmadas hoje pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, durante um encontro entre empresários brasileiros e argentinos em São Paulo.

Segundo Coutinho, o possível crédito "terá garantias do Governo argentino e, por isso, será realizado através do CCR (Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos)", acordo da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) que envolve os bancos centrais dos países da região.

"Todos sabemos que a situação das Aerolíneas Argentinas é difícil e por isso é necessário que essa garantia dê segurança ao negócio", acrescentou Coutinho referindo-se ao processo de estatização.

A Embraer, quarta maior fabricante de aviões do mundo, anunciou no mês passado a demissão de 4.300 empregados, 20% de sua folha de pagamentos, devido à queda da demanda mundial de aviões provocada pela crise econômica global.

A demissão em massa foi muito questionada pelo Governo devido ao fato de que grande parte das exportações de Embraer é financiada pelo BNDES, seu principal braço financeiro.

A possibilidade de adquirir aviões de Embraer para repor a frota da companhia aérea já havia sido admitida pelo Governo argentino, que busca um acordo com para que parte deles possa ser montada na Argentina.

O local mais provável seria a Fábrica Militar de Aviões, uma fábrica na província de Córdoba operada pela americana Lockheed Martin e cuja nacionalização foi anunciada esta semana pela presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner.

O encontro entre empresários brasileiros e argentinos em São Paulo será fechado ainda hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com sua colega argentina.