Foto

Foto de arquivo mostra avião TU-160 russo semelhante aos que chegaram para manobras na Venezuela em 2008. (Foto: AP)


Chávez oferece base no Caribe para bombardeiros russos

Fonte: AFP

A Venezuela ofereceu a base da ilha de La Orchila, no Caribe venezuelano, para a Rússia estacionar seus bombardeiros, confirmou neste domingo o presidente venezuelano, Hugo Chávez, em seu programa semanal de rádio "Alô, presidente".

"Disse apenas ao presidente (da Rússia, Dimitri) Medvedev que cada vez que a aviação estratégica russa necessitar da Venezuela para cumprir seus planos estratégicos, a Venezuela estará as ordens, como já fizemos", disse Chávez.

Além da Venezuela, a Rússia contaria com as mesmas opções em Cuba, informou a agência russa Interfax neste sábado, citando o general da Força Aérea Anatoly Zhijarev.

A Venezuela terá que reformar sua base em La Orchila para poder receber os bombardeiros estratégicos russos, destacou Zhijarev.

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, já descartou a utilização de bases militares permanentes em Cuba e na Venezuela, "apesar de haver acordos neste sentido com as autoridades de Caracas, e Havana não se opor a isto".

Em novembro passado, navios de guerra de Venezuela e Rússia realizaram manobras conjuntas nas águas do Caribe venezuelano, uma zona tradicionalmente considerada como área de influência dos Estados Unidos.