C-390 - "Bandeirante II" (sugestão do blog)
em nova concepção na versão de reabastecimento em vôo - Versão "tanker" - KC.


Colômbia quer se associar ao Brasil para construir avião militar

Da EFE - Via G1

O ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, declarou hoje que a Colômbia tem interesse em se associar ao Brasil para construir um avião de transporte militar, similar ao Hércules fabricado pelos Estados Unidos.

"Concordamos em iniciar um processo de complementação industrial na parte militar", disse Santos em Brasília, onde, na quarta-feira, se reuniu com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e hoje encontrou o chanceler Celso Amorim.

Santos afirmou que a Colômbia tem interesse especial em participar de um "projeto específico" da aeronáutica brasileira, voltado à construção de um avião de transporte militar "que, em certa forma, substituirá o avião Hércules" que a americana Lockheed Martin começou a fabricar em meados do século XX.

"A Colômbia entraria com dinheiro, como parceiro", e, além disso, poderia fabricar "algumas partes" da aeronave, explicou Santos, que ressaltou que o Governo do presidente colombiano, Álvaro Uribe, quer "fomentar a indústria aeronáutica através da Força Aérea colombiana".

Outra frente de cooperação com o Brasil pode se abrir através da indústria naval para a construção de embarcações que ajudariam a reforçar o controle da Bacia Amazônica, que "muitos criminosos usam a seu livre arbítrio", ressaltou o ministro.

Após a reunião com Amorim, o ministro colombiano viajou para São Paulo, de onde irá para São José dos Campos para visitar uma fábrica da Embraer.