Rússia suspende as operações aérea de 91 jatos MiG-29

Fonte: Revista Asas

O Ministério da Defesa da Rússia determinou a suspensão imediata nos vôos de 91 dos 291 jatos de combate MiG-29 de sua frota, depois que dois acidentes ocorreram em outubro e dezembro do ano passado, no 120º Regimento de Caça, localizado em Chita, região próximo à Sibéria.

Nesta primeira verificação, feita em 191 exemplares, técnicos encontraram dezenas de pontos de corrosão localizados na seção traseira das aeronaves, próximo aos estabilizadores verticais, sendo que esses aviões somente retornarão a operar depois que esses problemas forem eliminados.

Até o momento a Rússia não informou se os reparos são superficiais ou se incluirão a substituição de parte da estrutura, entretanto, os motivos que levaram a corrosão foi a utilização de um fluído que previne a formação de gelo na parte interna das aeronaves.

Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, as aeronaves que estão em operação em outros países, como a Índia por exemplo, estão isentas desse problema, uma vez que o clima nesses países não exige a utilização de fluídos tão fortes na estrutura das suas aeronaves. Sobre o restante dos 100 exemplares de MiG-29 que não foram examinados, a Rússia declarou que as inspeções serão feitas gradualmente, mas que as operações aéreas continuarão normalmente.