A imagem “http://i33.photobucket.com/albums/d52/areamilitar/a_AER/FX2_br_3.jpg?t=1238461091” contém erros e não pode ser exibida.
FAB inicia voos de ensaio para escolha de novo caça

Reuters/Brasil Online - O Globo

A Força Aérea Brasileira inicia nesta segunda-feira a fase de visitas técnicas e voos de ensaio com os caças finalistas do projeto FX-2 , que definirá o novo caça de multiemprego que será usado para a renovação da frota da força. Equipes de técnicos da Aeronáutica se dividirão para conhecer mais de perto os caças Rafale, da francesa Dassault; F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing; e Gripen NG, da sueca Saab. Os três modelos foram escolhidos em outubro como finalistas do programa.

De acordo com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, a etapa de voos de ensaio e visitas técnicas faz parte da avaliação das ofertas apresentadas por cada uma das fabricantes. Após isso, as companhias poderão apresentar ofertas revisadas, e a expectativa da FAB é de que a escolha do novo caça seja feita até outubro deste ano.

A oferta inicial deve incluir a compra de 36 aeronaves. Nem a FAB nem as empresas divulgam valores, mas especula-se que o custo fique na casa dos US$ 2 bilhões. O número de pedidos pode ser elevado para 100 unidades.

Uma das principais exigências do governo brasileiro para a compra dos novos caças é a transferência de tecnologia. Recentemente, uma declaração do ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o programa FX-2 gerou polêmica.

http://cdn.globalaircraft.org/media/img/planes/lowres/su-35_2.jpg

Jobim deu a entender, em declarações ao programa "Bom Dia Ministro", da Radiobrás, que permitiria que uma eventual nova proposta para a venda do caça russo Sikhoi SU-35 fosse analisada pela FAB. O SU-35 fora eliminado da disputa em outubro, junto com outros dois modelos.

A assessoria de imprensa da FAB negou a inclusão do caça russo no processo de escolha. "Em nenhum momento o ministro disse que o processo seria alterado e em nenhum momento nós alteramos o processo", disse.