FBI alerta para ativação amanhã de nova versão do vírus Conficker

EFE - Via IG

O FBI (Polícia federal americana) lançou hoje um alerta sobre a ativação, a partir de amanhã, da nova versão do vírus Conficker, que poderia infectar os computadores de empresas, Governos e usuários no mundo todo.

Em comunicado divulgado hoje, o FBI se mostra "consciente" do risco que o vírus carrega, e assegura estar trabalhando "com o Governo, com as agências de inteligências e com o setor privado para combater a ameaça".

No entanto, o órgão recomendou ao público aumentar a atenção a partir de amanhã no uso do computador, especialmente na abertura de e-mails com spam.

Os especialistas do setor advertiram de que esta nova versão do Conficker, também conhecida como Conficker.C, Downadup ou Kido, já invadiu milhões de computadores e começará a receber novas ordens amanhã.

A IBM estima que 45% dos computadores infectados estejam na Ásia, 31% na Europa, 14% na América Latina e só 6% na América do Norte.

A nova modalidade do vírus fará com que os computadores invadidos se conectem com os servidores dos hackers, mas não ficou claro quais serão as consequências, segundo os analistas.

O programa tem a capacidade de criar o que se conhece como rede de "zumbis", computadores conectados a servidores remotos sem o conhecimento dos donos através dos quais hackers podem operar.

Para amanhã, os especialistas recomendam manter o antivírus e o Windows atualizados, assim como os programas para combater malwares e demais softwares nocivos.