O exército israelense disparou mísseis inteligentes que foram capazes de localizar, perseguir e interceptar foguetes lançados.

Israel testa sistema de mísseis antifoguetes com sucesso (TV)

Fonte: AFP

Israel realizou com sucesso nas últimas 48 horas uma série de testes de mísseis para se proteger de ataques de foguetes de curto e médio alcance, informou na noite desta quinta-feira a rede de televisão israelense Channel Ten.

Durante os testes, o exército israelense disparou mísseis inteligentes que foram capazes de localizar, perseguir e interceptar em pleno vôo foguetes lançados de forma isolada ou simultaneamente.

Ainda de acordo com a mesma fonte, o sistema "Domo de ferro", desenvolvido pela empresa israelense de pesquisa e desenvolvimento de armas Rafael, consegue pulverizar no ar foguetes com um alcance de até 70 quilômetros e estará pronto para operar já em 2010.

Em 2006, durante a segunda guerra do Líbano, o grupo terrorista Hezbollah disparou mais de 4.000 foguetes Katiushka de 40 quilômetros de alcance contra Israel, o que obrigou um milhão de israelenses, habitantes do norte, a se proteger em abrigos ou fugir para o sul do país.

Israel, por sua vez, iniciou uma operação militar em dezembro de 2008 contra o grupo terrorista Hamas, que da Faixa de Gaza dispara vários foguetes por dia contra o território israelense.