http://en.epochtimes.com/news_images/2006-8-29-lula71709911.jpg
Lula diz que é único entre líderes do G-20 que passou fome

Portal Terra Via JB

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre sua origens humildes e disse que se comparado a outros líderes mundiais, ele é o único que sabe o que é fome e miséria, em entrevista à rede americana CNN que deve ir ao ar no próximo domingo.

Lula disse também que países emergentes como o Brasil, China e a Índia deveriam ter uma voz mais ativa em assuntos mundiais. Para Lula, as Nações Unidas deveriam incluir as nações emergentes como membros permanentes no conselho de segurança.

- A geografia de 2009 é diferente da geografia de 1948 quando a ONU foi criada - disse. - E por esse motivo queremos que mais continentes participem do Conselho de Segurança - disse ele citar que o Brasil deveria ter um assento assim como um ou dois países do continente africano.

- Há muita oposição contra a participação da Alemanha, por parte da Itália e da China, por parte do Japão. Eu acho que isso é besteira - afirmou.

Lula também, segundo a CNN, expressou admiração pelo presidente americano Barack Obama e disse que reza mais por Obama do que por ele mesmo, durante o encontro dos dois na Casa Branca.

- Eu enfrento muitos problemas, mas ele tem assuntos mais delicados para lidar do que eu - disse.

Para o presidente brasileiro, a esperança e as expectativas ao redor de Obama são grandes.

- Deus não o colocou lá por nada. Algo muito importante vai acontecer neste país - disse

Comunismo

O embargo econômico imposto pelos Estados Unidos desde 1962, contra Cuba, não foi um dos assuntos discutidos com Obama durante a reunião dos dois, disse Lula que afirmou que a medida americana é "absurda".

- A única coisa que eu acredito é que como cidadão e como presidente do meu país, não há, do ponto de vista sociológico ,militar, político, eleitoral e muito mesmo econômico, razão para manter o bloqueio - disse Lula.

Para ele, os Estados Unidos deveriam dar o primeiro passo para reatar as relações com a ilha comunista.

Sobre Chávez, Lula disse que conversou com o presidente venezuelano de que era a hora de se aproximar de Obama porque seria a hora de estreitar os laços de amizade com o país.

Origens humildes

Durante a entrevista Lula, que se intitula como um socialista, segundo a CNN, também falou sobre suas origens humildes.

- Quando participo das reuniões como as do G-20 com todos aqueles presidentes e chefes de Estado, eu sei que eu sou o único que realmente já passou fome e miséria - disse.

- Eu vivi em casas invadidas pela água de enchentes, dentro da minha casa a água chegava a metro. Às vezes eu tinha que passar por cima de ratos e baratas, e o lixo era trazido pela enchente - disse.

Lula disse que sabe o que é o desemprego por que ficou um ano e meio desempregado. Ele disse ainda que, de vez em quando, sentado com líderes mundiais, se pergunta: "o que eu estou fazendo aqui?".