A imagem “http://lh3.ggpht.com/_AxCuBauiBF0/SPvJI3OYzHI/AAAAAAAAApo/FqGdTRGKSjg/super%20tucano%20naval1.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Apesar de ainda não ter sido "ventilado" pela US Navy
uma versão embarcada do A-29 essa seria interessante

Programa “Imminent Fury”, da seção de guerra irregular da Marinha dos EUA teria testado um Super Tucano para missões de apoio aéreo aproximado

Fonte: Blog Naval

a29-badge

Segundo informações do site Defense News, a idéia da U.S. Navy é ter uma aeronave para apoiar forças de operações especiais de maneira “orgânica”, operando a partir de pistas não preparadas ou rodovias, podendo ser reabastecida e rearmada em poucos minutos para voltar rapidamente à ação. Não se trata de uma aeronave embarcada.

Um exemplar do Embraer EMB-314 Super Tucano, recebido através de operação de leasing, teria sido armado e testado durante um ano para provar o conceito. A visão do programa é contar com uma aeronave biposta, com piloto e operador de sensores, que possa manter-se na área de operações enquanto durar a missão, com características de grande alcance, boa manobrabilidade e baixa assinatura térmica. A intenção, na chamada Fase II do programa que aguarda entendimentos com outras forças de modo a dividir custos (estimados em 44 milhões de dólares), seria fazer leasing de quatro aeronaves e deslocá-las para o combate o mais rápido possível. O programa, segundo as informações disponíveis, é uma iniciativa secreta da U.S. Navy para atender a demandas urgentes do campo de batalha.

Nota: Será que o avião vendido a Blackwater é este que esta sendo usado e testado pela US Navy em regime de leasing? Ao que consta a EMBRAER não cedeu nenhum Super Tucano sob esse regime comercial (leasing) O que terá a EMBRAER a dizer dessa informação? Nota em 25/04: o avião cedido foi mesmo o da Blackwater.

Leia a matéria no original da Defense News AQUI