Russia entregará os dois primeiros caças MiG-29 ao Líbano.

By Vinna - com informações de xinhuanet

A Rússia vai entregar os dois primeiros caças MiG-29, de um total de dez caças anteriormente prometidos ao Líbano. A entrega deverá ocorrer antes do dia 22 de novembro data da independência Libanesa, segundo o períodico An-Nahar daily.

Rússia se comprometeu a fornecer 10 caças MiG-29 ao Líbano durante uma visita do ministro da Defesa, Elias Murr libanês a Moscou em Dezembro passado, como forma de inaugurar um "novo relacionamento militar" entre os dois países.

No entanto, o Governo libanês, achou melhor esperar que se efetivassem as inspeções de segurança Russas motivadas pelo acidente em dezembro com um caça MiG-29 na Sibéria. Fontes militares libanesas disseram que os caças MiG-29S seriam inicialmente incorporados ao exército libanês antes de serem transferidos para a força aérea em razão do estado de desmobilização desta força.

O Presidente libanês Michel Suleiman anunciou anteriormente que o Líbano agradeceu a doação da Rússia e anunciou que qualquer doação de armas aja visto as condições econômicas e políticas do país seriam bem vindas. (Nota1: A iniciativa russa é importante para "marcar posição" junto aos países árabes em um momento em que estes se voltam fortemente para comprar material bélico ocidental.) (Nota2: bem que a comunidade libanesa no Brasil poderia pedir alguns T-27 Tucano para doação ao Líbano).