Redes inteligentes de energia estão sujeitas a ataques de hackers

Worm pode invadir e permitir controle da energia de milhões de residências

Por Stella Dauer - Greek.com.br

Pesquisadores e a empresa de consultoria de segurança IOActive criaram um worm capaz de se infiltrar em novos equipamentos tecnológicos da rede elétrica, dando controle total ao agressor.

O futuro das redes de energia são pequenos aparelhos chamados Smart Grids que, quando conectados à rede elétrica, enviam ao consumidor e às companhas de energia informações sobre gastos, ajudando no controle de consumo.

Os Smart Grids substituem os tradicionais medidores de consumo eletromecânicos, ainda usados no Brasil, e portanto podem ser considerados como “relógios de luz inteligentes”. Entretanto, não se deve esquecer que essas maquininhas são nanocomputadores, com hardware e software, e estão suscetíveis a invasões que podem trazer muitos prejuízos tanto ao consumidor como às empresas que distribuem a energia.

Segundo o site da PC World, Travis Goodspeed, um dos consultores da IOActive, explica como funcionou o worm: “Ele se espalhou de medidor a medidor, e então mudou o texto da tela LCD para ‘pwned’ (”invadido", em português)", explica, reforçando que a experiência não acarretou em prejuízos, mas poderia. Segundo Godspeed, o worm se aproveita de uma falha no chip usado para o processamento do aparelhinho, um MSP430 fabricado pela Texas Instruments.


Uma vez dentro do sistema, um hacker com más intenções poderia desabilitar uma função chamada “remote disconnect”, que permite à companhia desligar a energia de um usuário pela rede – no caso de um curto-circuito ou por falta de pagamento, por exemplo. O equipamento utilizado pelos pesquisadores e pela IOActive custou apenas US$ 500.

O worm pode fazer com que a eletricidade de grandes áreas, cidades inteiras, seja desligada, ou então que informações como uma alta dramática na demanda de energia sejam enviadas às subestações de distribuição, causando desligamento automático e portanto blecautes, contou o site Geeks are Sexy. Tudo realizado à distância, pela tela do computador.

Embora ainda desconhecidos no Brasil, um país como os Estados Unidos possui por volta de 2 milhões de Smart Grids, que gerenciam dados entre residências e as estações de energia. Segundo o site da CNN, o Presidente Barack Obama elogiou muito o programa de Smart Grids e liberou US$ 4,5 bi do orçamento para adicionar mais 17 milhões de aparelhos à rede.

Não se pode esquecer também dos “apagões” ocorridos em 2003 na costa leste dos EUA, que deixaram 55 milhões de pessoas sem luz por mais de um dia. Ainda segundo a CNN, há especulações de que aquele blecaute foi causado por um hacker chinês que havia invadido o sistema de gerenciamento de energia. A ameaça, portanto, não é apenas teórica.