Iraniano detido nos EUA por exportar peças de aviões militares
norte-americanos para o Irão


Lusa - Via OJE

Um iraniano foi detido nos EUA sob a acusação de conspiração com o objectivo de exportar para o Irão peças separadas de aviões e helicópteros militares norte-americanos, anunciou Washington a noite passada.

Baktash Fattahi, que vive legalmente nos EUA, foi detido a 3 de Abril e acusado daquele crime juntamente com cinco outros indivíduos (quatro iranianos e um indiano), todos residentes no estrangeiro.

A conspiração abrangeria ainda cinco empresas sedeadas no estrangeiro, três no Irão e duas no Dubai, tendo um tribunal federal de Miami acusado os envolvidos de "conspiração com vista a exportar partes de avião fabricadas nos EUA para o Irão", em violação nomeadamente do embargo a Teerão e das leis de exportação de armas, refere um comunicado da Administração norte-americana.

Baktash Fattahi e os seus cúmplices arriscam-se a penas de dez a 20 anos de prisão e a uma multa que pode ascender a um milhão de dólares, caso sejam condenados.

Segundo a acusação, os suspeitos terão exportado 13 diferentes tipos de peças de aviões para o Irão a partir dos EUA e via Dubai.

Entre os elementos exportados encontram-se componentes dos helicópteros de ataque Cobra e dos jactos de combate F-5 Tiger.

Nota: Pouco a pouco os EUA, vão fechando o cerco em busca dos fornecedores de peças de aeronaves do Irã. No ano passado dois empresários iranianos foram presos por conspirar para exportar peças de aeronaves militares tais como F-14 Tomcat, F-4 Phantom e de helicópteros CH-53, de ataque AH-1. É um trabalho de "inteligência" que tem objetivo claro, de desmobilizar a Força Aérea Iraniana que ainda sob embargo americano opera grande quantidade de material ocidental.