Pilatus PC-21 para a Força Aérea Sueca ?

Fonte: AviacionArgentina.net - Por Administrador Growler - Via: Desarrollo y Defensa - Tradução e adaptação: By Vinna

Segundo as informações provenientes da Suíça, o governo estaria considerando um acordo de reciprocidade com a Suécia na qual a Pilatus venderia aquele país treinadores avançados PC-21 caças e em troca a Suíça receberia os caças SAAB Gripen em troca. Apesar de nenhuma das empresas envolvidas ter feito qualquer comentário acerca do assunto que envolveria a aquisição pela Suécia de cerca de 50 treinadores avançados Pilatus PC-21 e em troca a Força Aérea da Suíça receberia 22 caças Gripen.

SK60 A/B é o mesmo avião SAAB 105 projetado nos anos 60

A contrapartida entre os dois países vai de encontro a necessidade da Força Aérea da Suécia que tem a demanda de substituir seus veteranos treinadores avançados Saab 105 (SK60A/B), enquanto que a Força Aérea da Suíça teria a possibilidade de substituir sem grande dispêndio imediato de dinheiro nesta época de crise a sua frota de Northrop F-5E Tiger II.

O Gripen partipa da licitação da Força Aérea da Suiça juntamente com o Dassault Rafale e o Eurofigther Typhoon.
A crise internacional obrigou a Suíça a adiar a compra dos caças para depois de 2010. Assim a proposta de "escambo" será interessante para as finanças dos dois países. Se o acordo for formalizado entre os os governos dos países beneficiará de sobre maneira as empresas SAAB e a Pilatus.