Primeiro e Segundo Protótipos do Su-35 serial 901 e 902
Por conseqüência a aeronave acidentada (terceiro protótipo) seria o 903

Protótipo do avião de combate do russo Su-35 é destruído durante teste

RIA Novosti - Adaptado by Vinna


Um dos protótipos do avião de combate Flanker Su-35 explodiu durante procedimentos de decolagem durante testes no Extremo Oriente da Rússia, na base de Komsomolsk-on-Amur. “O acidente ocorreu em 09.55 vezes de Moscou [05.55 GMT] de domingo no aeródromo de Dzemgi durante a decolagem do protótipo Su-35,” segundo Vitaly Tyulkin porta voz da Sukhoi nesta segunda-feira, que complementou o anuncio dizendo que o piloto ejetou com segurança. Disse ainda que “Nós anunciaremos os detalhes do acidente mais tarde durante o decorrer do dia”.

Outras fontes disseram mais cedo que o acidente poderia ter sido causado por uma bomba de combustível defeituosa. O avião era um dos três protótipos de teste de um novo caça de “geração 4++ usando a tecnologia da quinta-geração.”

A Sukhoi disse em março que os testes de vôo de dois dos prototipos foram bem sucedidos e chegou a confirmar que as entregas dos aviões a Russia e aos clientes extrangeiros ocorreria em 2011.

A Fabricante Russa tinha planejado adicionar um terceiro protótipo ao programa de teste na segunda metade de 2009, como forma de impulsionar o número atual de ensaios de voo.

Acidente com um Su-27 na Ucrania

O caça Su-35, é um caça avançado, com dois motores 117S dotados de com vetoração de empuxo, maneabilidade elevada e a capacidade para acoplar eficazmente diversos alvos aéreos. O avião é equipado com o novissimo radar Irbis-E de escaneamento eletrônico (AESA) com capacidade de acompanhamento de 30 alvos e acoplagem simultanea de ate 8 destes alvos. É equipado com um canhão de 30 milímetros com 150 cartuchos, e pode carregar até oito toneladas de carga útil de combate em 12 pontos externos.

A Sukhoi planeja exportar pelo menos 160 caças Su-35 para diversos países que incluem India, Malasia e Argélia.

Sukhoi com "TVC" e canards

Prototipo de caza ruso se incendia durante prueba


china.org.cn


Uno de los tres prototipos de un nuevo modelo de caza ruso Su-35 quedó destruido durante las maniobras de despegue en una prueba realizada en la región del Lejano Oriente de Rusia, informó el lunes la agencia de noticias RIA Novosti.

"El accidente ocurrió a las 9:55 hora de Moscú (05:55 GMT) del domingo en la base aérea Dzemgi, durante el despegue del Su-35", afirmó un portavoz de la fábrica de aeronaves Komsomolsk-on-Amur, Vitaly Tyulkin.

El caza se incendió y el piloto pudo ejectarse del aparato sin sufrir heridas, declaró Tyulkin.

Un fallo en una de las válvulas de carburante pudo ser la causa del accidente, según RIA Novosti.

El caza Su-35 puede atacar diversos blancos aéreos al mismo tiempo utilizando sus dos sistemas de misiles y armas, el guiado y el automático.

El aparato también cuenta con un radar que permite al piloto detectar y perseguir hasta a 30 objetivos aéreos, y atacar simultáneamente a ocho objetivos.