Helicóptero cai na Venezuela, matando 18 soldados

Da EFE - Via G1

Um helicóptero do Exército venezuelano caiu hoje na fronteira com a Colômbia, causando a morte de seus 18 ocupantes, entre eles um general da Simulação de Operações Número 2, informou o presidente Hugo Chávez, em seu programa dominical "Alô, presidente!".

Chávez não hesitou em politizar a morte dos militares, usando o acidente para provocar o Governo americano.

"Hoje, 18 venezuelanos morreram, patrulhando a fronteira, cuidando aos venezuelanos, e o Governo dos Estados Unidos nos acusa de não patrulhar a fronteira" com a Colômbia, disse, sem dar mais detalhes do acidente.


O governante informou do acidente sem especificar o local exato onde caiu o helicóptero, imediatamente após receber discretamente um informe das mortes durante a transmissão de seu programa dominical.

Após gritar "vivas ao que morrem pela pátria!", Chávez lembrou que nesta semana o Governo dos Estados Unidos "voltou a acusar" seu país de não colaborar completamente na luta contra o terrorismo.

Ele citou o acidente para acusar o Governo americano que dizer "a infâmia de que a Venezuela não patrulha suas fronteiras".

"Quantas vidas nos custou patrulhar a fronteira? Vejam os senhores o que nos custa o conflito interno da Colômbia, que é alimentado, é preciso dizer, pelas correntes 'guerreiristas' dos Estados Unidos", disse.

Chávez ainda aproveitou para pôr a culpa pelas crises bélicas do mundo nos EUA, que chamou de "cães da guerra que andam inventando guerras e conflitos para vender armas, alimentados pelo narcotráfico".

Somente após o programa de Chávez terminar, o general Ángel Delgado, comandante da 21ª Brigada de Guarnição do Estado de Táchira, assinalou por telefone do local do acidente à emissora estatal "VTV" que o aparelho era um helicóptero russo MI-35 e que o general Faneite viajava com "seu Estado-Maior".

Segundo ele, "seria especular" determinar as causas do acidente ocorrido em uma zona de floresta com condições meteorológicas adversas antes dos analistas, acrescentou Delgado.

O MI-35 por volta de meio-dia nas montanhas do município de Junín de Táchira, muito próximo à fronteira com a Colômbia.

Os cadáveres dos 18 ocupantes do helicóptero estão "totalmente carbonizados", disse do local, à mesma emissora, o chefe regional da Polícia Civil, Ramón Maldonado.

Ele detalhou que cerca de 70 pessoas de diversas instituições participam do resgate dos corpos, que serão levados para San Cristóbal, capital do estado de Táchira.

Além dos integrantes do Estado-Maior do general Faneite, entre os mortos estavam o piloto do helicóptero, capitão Edison Viera, e o co-piloto, capitão Omar Helio Villamizar, segundo a agência estatal de notícias "ABN".

NOTA: Segundo o Blog do FAV Club o helicoptero acidentado não seria um Mi-35 e sim um
Mi-17V-5 matricula Venezuelana EV-08114
A Informação me parece possível ja que o Mi-35 normalmente não teria a capacidade de transporte de 18 passageiros.