China quer turbina M-53 do Mirage 2000 para seus Xian JH-7.

Imagens da CCTV indicam que país desenvolveu versão de Guerra Eletronica da aeronave

By Vinna Com informações do The Internacional News e China Defense Blog


Segundo fotos e videos recentemente divulgados pela TV chinesa CCTV fica claro que China desenvolveu uma versão especializada em Guerra Eletrônica do Xian JH-7 denomonada JH-7A aparentemente a aeronave tem função análoga ao do Boeing EA-18G Grizzly pois segundo o post do bom site China Defense Blog a aeronave pode ser vista nas imagens carregando varios pods interferidores e casulos de equipamentos eletrônicos.



O caça-bombardeiro JH-7 (JianHong ou Leopardo Voador), que tem uma versão de exportação denominada FBC-1 é um projeto chinês de meados de 1973, desenvolvido pela corporação chinesa Xian. O avião é uma evolução do A-5(Q-5)/F-6 Chinês que deriva do MiG-19.

Seu desenvolvimento ocorreu objetivando substituir as cópias chinesas do IL-28 soviético que se chamavam H-5 Harbin. Suas linhas atuais tem clara inspiração no Su-24 Russo e no Tornado Europeu. utiliza motores Rolls Royce Spey-Mk 202 fabricados sob licença na China. Estimativas indicam que pelo menos 170/200 unidades equipem a força aerea Chinesa e outras 80/100 unidades da marinha.

A imagem “http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/im_AER/JH7_002.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Uma publicação norte americana de defesa, citou recentemente que a China está planeando substituir as turbinas dos caças JH-7 que utiliza a cópia chinesa denominada WS9 do Rolls Royce Spey-Mk 202 pela turbina M53 do Mirage 2000.

Segundo a fonte ja ocorreram conversações com a Rolls Royce em Londres, e o d'Etude de Societe Nationale de France e d'Aviation de de Construção de Monteurs (Snecma), para a liberação do motor M53 que equipa os Mirage 2000 para atualização dos caças JH-7 atualmente em uso alem de equpar um lote adicional de novos JH-7 que serão constrídos. Os Chineses tem problema de confiabilidade e qualidade com as turbinas WS9 produzida nos anos 90 e em face o grande número destas aeronaves que equipam as forças armadas chinesa consideram seriamente esta atualização.


Há de se lembrar China mostra-se até agora incapaz de desenvolver a produção seriada dos motores a jato do avião. Os Chineses continuam adquirindo os motores dos Russos já que a cópia chinesa do motor do J-11 (Su-27 chinês) tem apresentado problemas sérios de confiabilidade, além disso a produção é insuficiente para atender o fluxo de produção dos caças J-10 e J-11 que usam os mesmos motores.

Especula-se que a produção da Turbina M-53 mirage 2000 alem de capacitar tecnicamente os chineses em uma turbina moderna serviria como opção para os caças caças J-10 e J-11 chineses, ja que a russia tem controlado o fornecimento dos motores russos que equipam estes caças.