Aqui o Kfir 3054, nas instalações da IAI Tel Aviv no aeroporto Ben Gurion durante a entrega oficial - Foto Flight Global

Outro Kfir nas instalações da IAI Tel Aviv no aeroporto Ben Gurion ainda durante testes.
Observar a presença do carro de incêndio. Será que houve problemas nos testes?
Foto Segurança & Defesa

Colômbia recebe os primeiros Kfir C-12


By Vinna com informações da EFE Via ADN.es

Israel entregou formalmente a Colômbia, em cerimônia realizada nas instalações do IAI - Israel Aerospace Industries, no aeroporto de Tel Aviv, quatro caças Kfir referente a primeira parte de um grupo de treze caças bombardeiros que passam por um Up-grade na sede da empresa IAI - Israel Aerospace Industries.

Estas primeiras aeronaves fazem parete de um lote de caças Kfir adquirdos em 2007. Os outros nove Kifir serão entregues ainda este ano. Estas aeronaves sofreram uma revisão completa e foram elevadas ao padrao mais avançado a do Kfir C-12.

Aqui o Kfir 3054, nas instalações da IAI Tel Aviv no aeroporto Ben Gurion durante a cerimonia de entrega
Foto IAI via Pan American Defense online

Os trabalhos de melhoria incluem além da aviónica nova, o radar de controle de fogo EL/M-2032 além de outros sistemas sucundários e uma nova e ampliada suite de guerra eletrônica.

FAC 3054, ainda sem pintura que fez o primeiro vôo em Israel com o número 523
Foto Segurança & Defesa

O contrato inclui ainda a elevação de outros 11 Kfir adquiridos no final dos anos 80 do padrão C-7 para o padrão C-10. Após a plena execução do contrato a Colômbia terá 25 caças Kfir em seu acervo além de pelo menos um KC 767 adaptadas para reabastecimento destes caças.

Interessante observar que a Colombia efetuou um grande melhoramento de suas forças armadas celebrando diversos contratos na área de defesa logo após o problema de fronteira com a Venezuela, onde Hugo Chaves deslocou tropas e usou amplamente a midia e a "Diplomacia dos Sukhoi". Após o incidente em 2007 a colombia dicidiu pelo Up-grade de seus Kfir que quando operacionais devem aposentar os Mirage 5.