Mapa de infeção do Conficker em http://www.confickerworkinggroup.org

O vírus informático Conficker atacou equipamentos hospitalares nos EUA, Reino Unido e… Onde mais?

Fonte: Quintus

O conhecido e hiperativo vírus informático Conficker infetou vários equipamentos hospitalares num número não divulgado de hospitais e centros de saúde nos EUA e no Reino Unido.

A notícia foi divulgada numa conferencia de segurança realizada recentemente nos EUA, a “RSA Security Conference” por Marcus Sachs da “SANS Internet Storm Center“. Os equipamentos terão sido monitores cardíacos, maquinas de reanimação e scanners de tomografia axial, e outros sistemas médicos dos mais complexos. Muitos destes correm versões mais antigas e vulneráveis de Windows NT e Windows 2000 que ainda que não tivesse acesso direto à Internet, estavam em redes locais onde havia, e receberam o vírus por esta via.

Ninguém pensou que máquinas correndo sistemas tão antigos como Windows 2000 e NT pudessem ser infetadas e, logo, ninguém aplicou os patches corretivos que a Microsoft lançou em outubro de 2008.

Não há relatos de que tenha havido consequências para a saúde nos utentes que dependiam destas máquinas infetadas pelo Conficker, mas isso não significa que todos nós – que temos algum tipo de responsabilidades em redes informáticas – tenhamos que avaliar a opção de ligar à rede local este tipo de sistemas.

É claro que se houve sistemas hospitalares infetados, e não há muito tempo atrás, caças Rafale colados ao solo, por idêntica razão… Será que nenhum sistema informático de nenhuma central nuclear no mundo foi infetado pelo Conficker?… Pouco provável.